Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

GALERIA

  • 74_DSC_0089.JPG
  • 74_DSC_0348.JPG
  • 74_DSC_0270.JPG
  • 74_DSC_0184.JPG
  • 74_DSC_0058.JPG
  • 74_DSC_0111.JPG
  • 74_DSC_0129.JPG
  • 74_DSC_0085.JPG
  • 74_DSC_0078.JPG
  • 74_DSC_0240.JPG

SESSÃO SOLENE

Alex homenageia Baillar pelos 25 anos de trajetória cultural

Os 25 anos de história da Baillar Centro de Danças, em Passo Fundo, foram homenageados pela Câmara de Vereadores durante a Sessão Solene ocorrida nesta segunda-feira (29). Proposta pelo vereador, Alex Necker (PCdoB). 
Inaugurada em 02 de março de 1990 como Dançarte Academia, sob direção geral das professoras Nara Rubert e Raquel Pereira, a empresa foi a primeira escola de dança com sede própria em Passo Fundo. A partir de 2002, a então Dançarte passou a denominar-se Baillar Centro de Danças, com registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Atualmente, a escola oferece 22 modalidades de dança ministradas por uma equipe de 17 professores, a maioria deles formados pela própria Baillar. 
Ao completar 25 anos de atividades no município, a Baillar, de acordo as diretoras-proprietárias, se consolida como uma escola de danças que prioriza o desenvolvimento do ser humano através das atividades artísticas e culturais. O envolvimento com a comunidade também é marca importante na história da escola de danças. Desde 1992, relatam Nara e Raquel, a Baillar é voluntária do Festival Internacional de Folclore, oferecendo mão-de-obra e espaço físico para os ensaios dos grupos visitantes. 
“Também participamos de muitas atividades sociais em parceria com a Prefeitura, além de mantermos um mínimo de 15 bolsistas/ano nas modalidades de ballet e street. Integramos o Conselho Municipal de Cultura, nos envolvemos em eventos tradicionalistas e buscamos fazer da arte da dança a sobrevivência e o envolvimento de muitas pessoas, ensinando, aprendendo, motivando e envolvendo”, contaram elas. 
Autor do requerimento que resultou na sessão solene de homenagem aos 25 anos da Baillar, o vereador Alex destacou que a valorização de iniciativas culturais compreende um dos focos de atuação de seu mandato na Câmara e que a Baillar reflete a importância e a necessidade de se fomentar e incentivar ações que gerem o desenvolvimento social por meio de setores que, tradicionalmente, não recebem a atenção devida. “Cultura, arte, música e dança são atividades que merecem ser destacadas e reconhecidas e a Baillar, ao completar 25 anos de existência, mostra que precisamos nos voltar para esse setor pensando não apenas no lazer, mas na atividade como uma ferramenta de transformação social”, concluiu o parlamentar. 
A diretora, Raquel Rubert Pereira agradeceu a homenagem e destacou o trabalhos desenvolvido pela Baillar ao longo de  25 anos, através  da dança e da cultura em Passo Fundo e região. 
A instituição foi agraciada com uma placa de Honra ao Mérito. Durante a Sessão Solene, alunos da escola de danças realizaram três diferentes apresentações mostrando os trabalhos desenvolvidos na Baillar.

Texto: Cristian Puhl
Edição: Assessoria de Comunicação