Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

GALERIA

  • 94_IMG_9060.JPG
  • 94_IMG_9119.JPG
  • 94_IMG_9141.JPG
  • 94_IMG_9103.JPG
  • 94_IMG_9066.JPG

SESSÃO SOLENE

Legislativo homenageia Fórum Permanente da Agenda 21

Na noite desta quarta-feira (13), a Câmara de Vereadores de Passo Fundo, por solicitação da vereadora Claudia Furlanetto (PCdoB) através da Mesa Diretora, realizou Sessão Solene em homenagem ao Fórum Permanente da Agenda 21, de Passo Fundo. A solenidade prestou reconhecimento aos 10 nos de fundação do Fórum, responsável por contribuir com a construção de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para o município.

No município, a iniciativa de elaboração e implantação da Agenda 21 teve início em 1992 com discussões entre os movimentos sociais acerca do tema, mas só em 2006 foi consolidada pelo Decreto Municipal nº 131. A Agenda atua como um instrumento de planejamento de políticas públicas sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos e envolve tanto a sociedade civil quanto o governo em um processo amplo e participativo de debate.

A vereadora Claudia Furlanetto, proponente da homenagem, enfatizou que o Fórum é responsável por promover uma cultura sustentável no município e fortalecer a construção e debate de políticas públicas. Lembrou ainda que a iniciativa necessita de aporte financeiro para a continuação do trabalho que teve importante participação na elaboração de Planos Municipais.

A diretora do Instituto Menino Deus - entidade gestora da Agenda 21- Marcia Vargas Muccini destacou que a atuação do Fórum mostrou que Passo Fundo tem uma cultura que busca qualidade de vida para os cidadãos. “A temática da Agenda 21 tem orientado o desenvolvimento de políticas sustentáveis, um novo padrão de desenvolvimento. Ele não é um Fórum isolado, se integra com outros movimentos da cidade, para que essa cultura de princípios e estratégias para uma cidade com qualidade de vida e segurança se multiplique em diferentes esferas”, ressaltou.

A Sessão foi marcada pela entrega de uma placa de Honra ao Mérito ao Fórum. O momento cultural contou com a apresentação do saxofonista e professor, Rodrigo Ávila, maestro da Band Comunitária da Universidade de Passo Fundo. Participaram da solenidade parlamentares, representantes do Executivo, integrantes do Fórum Permanente e comunidade.