RESPONSABILIDADE SOCIAL

PL de Pedro Daneli propõe que o Município receba materiais de construção para doação

Um Projeto de Lei (PL) protocolado no Legislativo pretende que sobras da construção civil sejam recebidas pela prefeitura e doadas a pessoas carentes e entidades beneficentes. O autor da proposta, vereador Pedro Daneli (PPS), esclarece que essa é uma medida que, além de contribuir com o meio ambiente, permitirá que famílias de baixa renda tenham uma moradia digna.

De acordo com a matéria, o despejo de materiais, que vão desde areia até materiais elétricos e hidráulicos, deve ocorrer numa central de distribuição, onde os interessados em fazer o descarte poderão levar apenas o que estiver em situação de reaproveitamento. As doações serão feitas a pessoas previamente cadastradas, tendo ou não a escritura de sua residência. Neste processo, as despesas serão cobertas através das dotações do orçamento vigente.

Muitos empreendimentos imobiliários acontecem na cidade e não é raro que materiais sejam despejados em locais impróprios. Ao mesmo tempo, um grande número de famílias vive em espaços com más condições estruturais e que condicionam, por exemplo, problemas de saúde. O projeto, contudo, representa uma ação de responsabilidade social, como argumenta o vereador. “Consideramos essa proposição oportuna e necessária, pois trata de materiais que podem e devem ser reaproveitados. Ela dispõe de uma parceria com a sociedade organizada com a finalidade de propiciar às famílias de baixa renda a reforma ou construção de sua casa com mais dignidade”, esclarece.

O projeto menciona que as doações também podem ser realizadas por lojas de materiais como uma forma de elas se desfazerem daqueles que não conseguem comercializar. Antes de ser encaminhado ao Executivo, o texto passará pela análise das comissões permanentes da Casa.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores