SEGURANÇA PÚBLICA

Frente parlamentar fará reunião para discutir a insegurança nos coletivos urbanos

Na próxima segunda-feira (17), os trabalhadores do transporte coletivo em Passo Fundo paralisarão suas atividades como uma forma de reivindicar mais segurança no exercício do trabalho. O crescente número de ocorrências envolvendo assaltos aos ônibus tem preocupado a categoria e gerado diversas manifestações.

O presidente do Sindiurb, Miguel Valdir dos Santos Silva, argumentou que, desde o ano passado, vem buscando dialogar com os órgãos competentes de segurança pública sobre o assunto. “Já tivemos diversas reuniões com as autoridades solicitando a intensificação de operações de rotina e fiscalização, mas nada foi feito. Os trabalhadores e os passageiros estão inseguros”, destacou.

Para ampliar o debate sobre o assunto, o vereador Alex Necker (PCdoB) encaminhou, na terça-feira (11), um ofício ao presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara de Vereadores, Márcio Patussi (PDT), requerendo o envolvimento da comissão no tema. “Recebemos a visita do Sindiurb e propomos que a Frente Parlamentar promova uma reunião para discutir a segurança dos trabalhadores e passageiros do transporte coletivo. O Legislativo é um espaço importante de diálogo e a Frente Parlamentar pode nos ajudar a encaminhar as demandas da categoria”, explicou.

Patussi confirmou o encontro para a próxima quinta-feira (20). Devem estar presentes a Brigada Militar, a Polícia Civil e as secretarias municipais de Segurança Pública e a de Transportes e Serviços Gerais.  “Temos acompanhado o aumento da criminalidade e os pedidos da categoria. Queremos dialogar com essas instituições e órgãos para entender quais são as ações que buscam garantir a segurança e como podemos ampliá-las”, afirmou.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores