GRANDE EXPEDIENTE

Patussi homenageia a Fundação Universidade de Passo Fundo pelos seus 50 anos

Em 1967, algumas pessoas, com o sonho de ampliar o ensino superior no interior, idealizaram e criaram a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). Hoje, 50 anos mais tarde, é possível falar sobre o progresso que a Fundação trouxe para a cidade. Esse cinquentenário pautou o Grande Expediente do vereador Marcio Patussi (PDT), realizado nesta quarta-feira (9). O parlamentar prestou uma homenagem a todos os envolvidos no processo de criação e no trabalho diário da entidade.

A fundação é mantenedora da Universidade de Passo Fundo (UPF), que está presente em outras seis cidades, da UPF Idiomas e do Centro de Ensino Médio Integrado UPF. Por esses espaços, passaram alunos que hoje são grandes profissionais, contribuindo com todos os setores que movem Passo Fundo. Ainda, juntamente com reitoria da UPF, ela foi responsável pela construção do Parque Tecnológico, que foi pensado com o objetivo de promover inovação e desenvolvimento tecnológico e inclusão social.

Em seu discurso, Patussi falou sobre alguns trechos que marcam essa história e destacou que a Fundação e o município crescem com a mesma proporção. “Hoje, este momento de celebração em homenagem aos 50 anos nos faz rememorar os fatos históricos que fizeram parte deste processo intenso e que resultam nas mais importantes conquistas e desenvolvimento do Planalto Médio gaúcho. Esperamos que os projetos e parcerias desenvolvidas pela Fundação cresçam e que, cada dia mais, ela contribua com o desenvolvimento da sociedade”, disse.

A Sessão ordinária foi interrompida para a entrega de uma placa. Os demais vereadores que assistiram ao Grande Expediente utilizaram o aparte para enfatizar que a Fundação é merecedora da homenagem feita pelo Legislativo, pois ela, através de planejamento e trabalho, transfigurou a cidade, a dividindo em um antes e um depois.

A atual presidente da Fundação, Maristela Capacchi, também citou algumas palavras, agradecendo pelo momento e mencionando que o Município é sempre parceiro quando solicitado. Ela reiterou que o empenho para fortalecer o ensino superior e a formação de profissionais e pesquisadores nas mais variadas áreas continuará. “Projetamos estar comemorando muitos cinquentenários com a mesma dedicação dos idealizadores e com o compromisso de fazer sempre mais e melhor”, disse.

A Fundação

A FUPF é uma entidade de direito privado, de natureza educacional e sem fins econômicos e lucrativos. Ela é a maior fundação da Região Norte do Rio Grande do Sul e está situada entre as grandes fundações do estado. Fiscalizada pelo Ministério Público, ela é formada por uma Assembleia Geral, um Conselho Diretor, presidente, primeiro e segundo vice-presidente e um Conselho fiscal. Atualmente, fazem parte dela 20 mil alunos, 900 professores, mais de 1250 funcionários e muitos estagiários.

Fotos: Comunicação/Câmara de Vereadores