PROJETO DE LEI

Scheis busca que prédios públicos sejam adaptados com fraldário e área para amamentação

Uma reclamação comum de pais com filhos ainda bebês é a falta de ambientes exclusivos para que possam higienizá-los e alimentá-los. Na tentativa de atender a essa demanda, através de um Projeto de Lei, o vereador Luiz Miguel Scheis (PDT) busca que todos os prédios públicos sejam devidamente adaptados.

De acordo com a proposição, os prédios deverão possuir um fraldário e uma área reservada para a amamentação. O primeiro espaço poderá ser integrado aos sanitários dos prédios e deverá possuir lavatório, trocador de fraldas e recipientes próprios para o acondicionamento de dejetos orgânicos. O segundo, por sua vez deverá ser isolado de modo a resguardar a privacidade de mães, pais e crianças.

O vereador salienta que essas duas adequações vêm ao encontro da proteção integral às crianças ao mesmo tempo que estabelecem mais conforto aos pais, que terão a possibilidade de solucionar as necessidades fisiológicas de seus filhos. No caso específico da amamentação, Scheis acredita que um local restrito para essa finalidade é de extrema importância para as mães, já que muitas não se sentem à vontade para amamentar em público. “A mãe que usa o espaço para amamentar seu bebê precisa perceber que o aleitamento materno não é motivo de constrangimento, mas ato natural, saudável, carinhoso com o bebê e motivo de orgulho”, disse.

O Projeto de Lei está sendo analisado pelas quatro comissões permanentes da Casa.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores