DATI

Patric busca identificar as demandas dos grupos de convivência de idosos

Para os idosos, os grupos de convivência organizados pelo Departamento de Atenção à Terceira Idade (Dati) são espaços de promoção de qualidade de vida. Nesses locais, eles participam de atividades físicas, oficinas e fortalecem as relações sociais. Com o objetivo de identificar quais são as necessidades dos espaços, na tarde desta terça-feira (15), o presidente da Câmara, Patric Cavalcanti (DEM), esteve no ginásio onde um dos grupos se reúne. Com a presença da coordenadora do Dati, Cândida Bertoncello, ele reiterou o compromisso do Legislativo na tentativa de qualificar o suporte oferecido pelo Município.

A construção de um espaço próprio, que comporte todas as atividades direcionadas aos idosos, foi apontada como o maior desejo. Na Câmara, a Indicação para esse tema, de autoria do vereador Gleison Consalter (PSB), tramita desde o início do ano. Cândida reforçou que o departamento trabalhou no planejamento desse lugar e que um documento com o projeto já está em Brasília para que haja o estudo do Ministério do Desenvolvimento Social. “Esse nosso projeto, construído com a Administração municipal, é para a construção de um ginásio, que chamamos de Vovozão. Ele foi pensado para ter sala de informática e de oficinas, cozinha, banheiros, salão para eventos e estacionamento”, disse, enfatizando que ele também poderia abrigar algumas coordenadorias da Prefeitura, como a do idosos, a da Mulher, a da Juventude e a da Igualdade Racial.

Hoje, Passo Fundo conta com aproximadamente 50 grupos de convivência. Neles, mais de três mil idosos têm a oportunidade de participar de oficinas, como de inglês, italiano, espanhol, francês, literatura e dança. Para Cândida, além de possibilitar que eles estejam em um local que não gere custos para as atividades, uma sede própria viabilizaria a permanência diária de idosos que precisam de um cuidado especial que os familiares não conseguem ofertar. “Poderia haver uma sala onde os idosos que precisam de medicamentos, atenção e aferir a pressão, por exemplo, poderiam ficar durante o dia, retornando para as suas casas à noite. Assim, a família saberia que eles estariam bem”, comentou.

Patric lembrou que uma lei que institui o Programa Social Centro Dia do Idoso já foi sancionada em janeiro deste ano. Essa proposta partiu do vereador Saul Spinelli (PSB), que visa garantir o auxílio multidisciplinar aos idosos ao longo do dia. As reuniões para delinear as ações do programa estão acontecendo com a participação do Legislativo, da Prefeitura e do Ministério Público.

Após escutar as demandas dos participantes do grupo e responder aos questionamentos, o parlamentar afirmou que a Câmara vem delineando intervenções que possam contribuir com o aumento da qualidade e da expectativa de vida da população idosa do município. Uma delas é proporcionar atividades esportivas e momentos de lazer que prezem pelo convívio dos grupos. “Conhecemos a necessidade de o Município colocar à disposição dos idosos maneiras de eles continuarem ativos na sociedade. Os três mil idosos que participam dos grupos de convivência exemplificam que o que é executado nesses espaços traz resultados positivos em suas vidas”, ponderou ao apontar para o compromisso de efetuar uma reunião com o Executivo para acelerar a construção de uma sede própria para o Dati.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores