MANITOWOC

Sindicato quer garantir que uma indústria assuma a área

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Máquinas Agrícolas de Passo Fundo quer garantir que área doada à Manitowoc seja repassada a uma empresa da área industrial. Representantes estiveram hoje no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores, Patric Cavalcanti (DEM), informando apoio da categoria à ação civil pública proposta pelo vereador e, ao mesmo tempo, solicitando auxílio do parlamentar para garantir a geração de empregos aos trabalhadores do setor metal-mecânico.

De acordo com o presidente do Sindicato, Alcedir Antoninho de Andrade, nos últimos anos, o setor teve uma queda acentuada de empregos. Somente em uma empresa da cidade, de 2014 até então, as vagas diminuíram 50%, fechando 600 postos de trabalho.  O encerramento das atividades da Manitowoc também impactou diretamente no desemprego destes profissionais, que têm encontrado dificuldades em reposicionar-se no mercado de trabalho. “Precisamos garantir que a nova empresa que venha a se instalar na área esteja de acordo com as características do local, que é um distrito industrial. Assim, garantiremos mais empego e renda a muitos metalúrgicos que aguardam uma recolocação”, disse.

Patric salientou que, desde o início de 2016, vem buscando a retomada da área pelo Município, mediante a ação ou via procedimento legislativo, a fim de garantir o benefício público, o que continuará fazendo. “Nós vamos acompanhar as negociações com as empresas interessadas em adquirir o espaço, assegurando o cumprimento da lei. Também, queremos assegurar a geração de emprego e renda para a cidade. É isso o que vamos buscar como Casa Legislativa”, salientou.