LAURO KORTZ

Assinatura do Termo de Compromisso ocorrerá nesta quinta-feira

A data para assinatura do Termo de Compromisso que permitirá a publicação do edital de licitação e a liberação de recursos federais para as obras no Aeroporto Lauro Kortz foi definida. Nesta quinta-feira (7), às 16h, os ministros de Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, e da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, devem estar no Palácio Piratini, sede do governo estadual, com o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, e o governador, José Ivo Sartori, para firmar o acordo. Vereadores e entidades de classe de Passo Fundo acompanharão a cerimônia.

O anúncio oficial foi feito por Sartori nesta quarta-feira (5). O presidente da Comissão Especial organizada no Legislativo para acompanhar a ampliação do aeroporto, Paulo Neckle (PMDB), confirmou a ida de uma comitiva a Porto Alegre, que reforçará a união existente há aproximadamente quatro anos pelas melhorias no local. “Estamos organizando a viagem, que deve contar com o Legislativo, o Executivo, as entidades de classe e a imprensa. É importante que vá à capital um maior número de pessoas para mostrarmos a nossa mobilização”, disse.

O parlamentar destacou, ainda, que o edital de licitação, que será emitido pelo Estado, já foi concluído e aguarda somente a assinatura do documento e a liberação dos mais de R$ 44 milhões para ser publicado. A publicação permitirá a concorrência das empresas interessadas em executar a remodelação do espaço. Através de uma avaliação dos trâmites, os vereadores acreditam que as obras serão iniciadas em meados de 2018.

Anos de espera

As obras no Lauro Kortz são reivindicadas há muito tempo, principalmente por conta da localização estratégica do aeroporto no que diz respeito ao desenvolvimento regional. Depois de inúmeras reuniões e do cumprimento de fatores previstos na legislação, como a conquista da licença ambiental no ano passado, cerca de R$ 44 milhões foram anunciados pelo Governo Federal para serem investidos no local por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entre as principais obras previstas para o Lauro Kortz, estão o alargamento das duas cabeceiras de pista, um terminal para passageiros, uma esteira de carregamento de bagagens e instalação de equipamentos que devem melhorar os pousos e decolagens das aeronaves, especialmente em dias de neblina ou chuva.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores