Equipamento que otimizará tratamento radioterápico no HSVP é inaugurado

O presidente do Legislativo, vereador Pedro Daneli (PPS), acompanhou a solenidade de inauguração de um equipamento que vai otimizar o tratamento radioterápico a pacientes oncológicos atendidos no Hospital São Vicente de Paulo: o acelerador linear O dispositivo foi conquistado por meio de um convênio com o Ministério da Saúde, que anunciou, em meados de 2016, a distribuição de 80 equipamentos a instituições do país.

De acordo com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que esteve presente na inauguração, o valor aplicado na aquisição do acelerador, que custa mais de R$ 5 milhões, foi de R$ 2,8 milhões. Conforme ele, a expectativa é que esse recurso amplie em 50% a capacidade de atendimento do hospital.

Daneli reitera que esse é um importante anúncio a pacientes oncológicos. “No ano em que o hospital comemora seu centenário, a aquisição desse equipamento é uma grande conquista. O São Vicente atende a pacientes de cerca de 250 municípios, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de parte do Paraná, sendo que o Instituto do Câncer recebe diariamente pessoas de 75 municípios”, avalia.

Na oportunidade, Barros oficializou a liberação de R$ 800 mil para a aquisição do aparelho raio-x digital. Ainda, autorizou a verba para a compra de um pet-scan, dispositivo utilizado para rastrear células tumorais.

Também estiveram presentes o vereador Claudio Rufa Soldá (PP), o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, os deputados federais Covatti Filho (PP), Carlos Gomes (PRB), Darcísio Perondi (PMDB), Giovani Cherini (PR), Luiz Carlos Heinze (PP), Mauro Pereira (PMDB) e Renato Molling (PP) e o deputado estadual Sérgio Turra (PP).

Melhorias à saúde

Durante a estada em Passo Fundo, os ministros e deputados estiveram no Hospital da Cidade, acompanhados também do vereador Paulo Neckle (PMDB). A instituição aguarda recursos federais para a reforma estrutural e ampliação da emergência.

Fotos: Comunicação/Câmara de Vereadores