REUNIÃO

IFRS Sertão apresenta projeto para instalação do curso de Medicina Veterinária

Formando profissionais técnicos e de nível superior na área agropecuária, o Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) campus Sertão está reivindicando junto ao Ministério da Educação (MEC) autorização para instalar o curso superior de Medicina Veterinária em sua unidade. Nesta segunda-feira (16), o diretor-geral do IFRS Sertão, Odair José Spenthof, apresentou o projeto aos vereadores passo-fundenses, destacando a importância da iniciativa para promover e alavancar a qualidade da matriz produtiva regional.

Coordenada pelo vereador Alex Necker (PCdoB), que é autor de uma moção de apoio à instalação do curso no Instituto, a reunião também foi acompanhada pelos assessores do deputado estadual, Juliano Roso (PCdoB), Marcia Machado e Daniel Allan Pokojeski. No Estado, Juliano tem levado a proposta do IFRS campus Sertão para outros municípios, fortalecendo a reivindicação regional. “É uma pauta fundamental para ampliar o acesso ao ensino superior”, defendeu o deputado.

Para Alex, a vinda de um novo curso superior para a região irá fortalecer o Instituto Federal e permitir que mais pessoas tenham condições de se profissionalizarem. “A abertura de unidades federais de educação em nossa região foi positivo para democratizar o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade. Apoiar essa demanda do IFRS campus Sertão é valorizar ainda mais estas conquistas”, observou o vereador, complementando que o projeto e a reivindicação serão apresentados também ao prefeito, Luciano Azevedo. “Queremos que o prefeito faça um diálogo com a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla), mostrando a relevância regional desse pleito”.

Com uma história de mais de 60 anos, o IFRS Sertão atende cerca de 1.500 alunos, oriundos de 178 municípios de 13 Estados brasileiros, divididos entre sete cursos técnicos, nove de graduação e uma pós-graduação. Conforme Spenthof, o campus já possui a estrutura necessária para receber o curso de Medicina Veterinária. “Nossos laboratórios e salas de aula já estão preparadas para a oferta da graduação, uma vez que o nosso Instituto tem tradição no oferecimento de formação profissional para a área agropecuária”, argumentou ele, reforçando que a abertura da graduação dará um novo impulso social e econômico para a região.

Foto: Cristian Puhl