GRANDE EXPEDIENTE

Educação e tradição são celebrados por Patric

O Grande Expediente desta segunda-feira (14) foi dividido em dois momentos. Expedido pelo vereador Patric Cavalcanti (DEM), foram homenageados a Escola Círculo Operário e o CTG Lalau Miranda, em razão da sétima edição da Reculuta Farroupilha.

Na primeira parte do espaço, o vereador prestou homenagem à Escola Círculo Operário, que atua na educação infantil e no ensino fundamental. Ele falou das origens da instituição, sendo esta fundada em janeiro de 1938, buscando auxiliar as camadas mais necessitadas da sociedade de então. A partir de meados dos anos 40, a escola cresceu e com sua própria sede, cedeu espaços para que outras escolas pudessem funcionar e se estabelecer na cidade. Com isso, nas décadas seguintes, o Círculo Operário seguiu crescendo e prosperando nas atividades educativas e pedagógicas dentro do município.

Patric citou também o período de dificuldades que a escola acabou passando devido a mudanças econômicas, políticas e sociais. Tendo assim, de adaptar seus serviços à comunidade, nos anos 90 e 2000, sofrendo adequações e reestruturando seus serviços, para manter a instituição em funcionamento. Sobre este “momento delicado”, ele lembra que o Círculo Operário chegou a ter o seu patrimônio “penhorado para fins de satisfazer os débitos”, afirmou Patric, lembrando que ele foi procurado para ajudar em uma solução que evitasse o fechamento da escola. Por fim, o parlamentar celebra a reversão do quadro, “graças a este espírito audaz e a coragem de enfrentar os problemas”, citando o convênio feito junto à escola Tiradentes, o que possibilita “a troca de informações administrativas e pedagógicas, garantindo a melhor formação dos estudantes”, reforça o vereador.

No segundo momento, foi celebrada a realização da sétima edição da Reculuta Farroupilha, que é o Concurso de Danças Tradicionais Gaúchas. Este evento foi feito nos seis anos anteriores em Passo Fundo, no CTG Lalau Miranda, e ele o sediará novamente este ano. Isso rendeu por parte do vereador Patric um agraciamento à instituição.

O parlamentar ressaltou o protagonismo da entidade no resgate e valorização do folclore gaúcho, citando desde sua fundação, em 1952, e logo dois anos após, participando de um programa da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, representando o folclore gaúcho. Após participar de inúmeros rodeios e festivais de folclore pelo Brasil e exterior, obtendo posições de destaque, dentre estes o ENART, em Santa Cruz do Sul, considerado o maior concurso artístico amador da América Latina, o Centro se propôs a organizar o seu próprio rodeio.

Evento este que foi batizado “Reculuta”, pois, na linguagem campeira, significa “rodeio”, mas além disso remete a encontros, buscas, recuperação. Dentro deste conceito, além do concurso, também ocorre o Encontro de Arte e Tradições entre Escolas. Patric lembra que nos sete últimos anos, cerca de 550 grupos foram reunidos na cidade, totalizando cerca de 10 mil dançarinos e músicos, vindos de diversas regiões do Rio Grande do Sul e outros Estados. Com isso, após reconhecimento institucional, a Reculuta Farroupilha faz parte do Calendário Oficial do Município. Segundo Patric, “esse evento dá credibilidade à instituição, pois dentro do CTG têm as pessoas que cultivam a tradição, os valores tradicionalistas”. Além disso, reconhece que “é preciso, sim, abrir portas e oportunidades para que a cultura mantenha seu lugar de destaque em Passo Fundo”, afirma o vereador.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores