MAIO AMARELO

Ações de conscientização no trânsito são desenvolvidas na Casa

O movimento Maio Amarelo é uma campanha mundial que ocorre a partir de ações voltadas à prevenção de acidentes de trânsito. Aqui, em Passo Fundo, diversas atividades são desenvolvidas a fim de promover a conscientização dos deveres dos motoristas e chamar a atenção do público para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Nesta segunda-feira (14), a Câmara de Vereadores recebeu uma das ações que fazem parte da agenda coletiva Maio Amarelo, promovida pelo Núcleo de Educação do Trânsito da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura. A iniciativa, nominada “Nós somos o trânsito”, trouxe aos vereadores, servidores e visitantes da Casa atividades como o teste do etilômetro e informações sobre a campanha e mitos da Balada Segura, como interferências de enxaguante bucal, vinagre e bombom de licor.

“A ideia, hoje, é estarmos levando informações sobre o que é o Maio Amarelo e também falando sobre a operação Balada Segura, que acontece semanalmente em Passo Fundo, conforme convênio com o Detran do Rio Grande do Sul”, enfatizou a chefe do Núcleo de Educação do Trânsito, Raquel Rubio.

O vereador Aristeu Dalla Lana (PTB), que também participou das atividades fazendo o teste do etilômetro, comentou sobre a importância da campanha. “É uma ação muito importante, pois é uma campanha que salva vidas. A população brasileira, hoje, com todas as mobilizações de conscientização, está mais consciente em relação ao álcool. Acho que seria importante, também, fazermos o exame toxicológico, pois as drogas também podem trazer grandes danos aos condutores”.

No município, a campanha segue com ações diferenciadas até o final do mês.