GRANDE EXPEDIENTE

Necker faz prestação de contas no parlamento

Na tarde desta segunda-feira (18) ao início da Sessão Plenária na Câmara, o vereador Alex Necker (PCdoB) utilizou o espaço do Grande Expediente para fazer sua prestação de contas e um balanço das ações nas quais vem participando junto ao município. Ele ressaltou a “importância de um trabalho coletivo e das articulações para assegurar avanços para Passo Fundo”.

Necker abordou a educação, citando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Georgina Rosado, que vem passando por problemas estruturais, segundo ele. Após constatações sobre as demandas da instituição e dos reparos que necessita, será feita uma série de reformas visando “coloca-la em outro patamar”, reforça. O vereador afirmou que, no último bairro a Bairro, ocorrido na Lucas Araújo, onde se situa a escola, foi anunciado investimento de R$ 600 mil para reforma na planta da escola.

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a Vila Carmem, situada nas imediações do bairro vila Luíza, que segundo ele, sofre seguidamente com alagamentos. Para isso, ele afirma que “vários estudos foram realizados para que se possa verificar os pontos que necessitam de reformas na canalização, para que a comunidade local não precise mais sofrer com esse problema”, afirma Necker.

Ele defendeu a opinião de que os parlamentares somem forças para que possa encaminhar as demandas da comunidade ao Poder Público. “Nós recebemos, diariamente, dezenas de reivindicações oriundas dos moradores dos mais diversos bairros de Passo Fundo solicitando melhorias nas ruas e obras de infraestrutura, além de mais vagas nas escolas de educação infantil e a ampliação dos serviços públicos em saúde”, destaca.

Ações feitas em conjunto com associações de moradores também foram destacadas pelo legislador, como por exemplo, no bairro Záchia. Tratam-se de agasalhos, que serão destinados aos menos providos na comunidade. Ele destaca que por meio dessa parceria, além das doações, foi possível “intermediar a ampliação da equipe de servidores que atua no atendimento à população. Uma conquista que agilizou os serviços oferecidos na Unidade Básica de Saúde do bairro”, reforça Necker.  Além disso, ele também citou visitas à Vila Popular, onde foram tratados temas como reflorestamento e uma nova canalização na região e à vila Ivo Ferreira, onde foram abordadas questões de trânsito na localidade.

Outros tópicos abordados pelo parlamentar durante seu espaço, foram a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde Donária/Santa Marta, que atenderá a população desses bairros. Também, a terceira edição do Funcultura, que “visa fomentar a cultura no nosso município”, além das participações nas reuniões sobre o Plano Diretor do Município.

Dentre os tópicos abordados, Necker ressalta que essas medidas fazem parte de quem tem a incumbência de representar a população e lembra que não são ações isoladas. “Ninguém faz nada sozinho. Todos precisam agir para ajudar a cidade de Passo Fundo”, afirma. Ainda no espaço, o vereador fez uma breve reflexão sobre o panorama econômico para 2019 e de que forma isso pode refletir na queda de arrecadação para os municípios. “Passo Fundo não é uma ilha isolada do restante do país. A conjuntura política e econômica do Brasil vai acabar refletindo diretamente na estrutura do município e muitos projetos e ações do Poder Público podem ser afetadas”, reforça.

Foto: Comunicação/Câmara dos vereadores