CVV

Centro de Valorização da Vida é criado em Passo Fundo

Hoje, um grupo de mais de duas mil pessoas trabalha voluntariamente para diminuir os índices de suicídio no país. São voluntários organizados pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço que acontece por meio de ligações telefônicas, e-mail, cartas e atendimento presencial e que também chegou a Passo Fundo para oferecer suporte às pessoas que precisam de amparo.

O CVV iniciou suas atividades em Passo Fundo nessa segunda-feira (18). Engajados em encontrar pessoas que queiram integrar a causa, os voluntários lutam para conquistar uma sede para o serviço. O assunto foi tratado pelo coordenador nacional de expansão do Centro, João Régis da Silva, e a presidente do comitê que manterá a entidade na cidade, Ciomara Benincá, com o presidente do Legislativo, Pedro Daneli (PPS), e o vereador Marcio Patussi (PDT).

Na oportunidade, os representantes do CVV manifestaram a importância do apoio recebido do poder público e da iniciativa privada nos locais onde já existe um espaço físico para a realização do trabalho dos voluntários. Enfatizando que é nestes meios que são adquiridas as condições mínimas para o funcionamento do Centro, eles pediram auxílio do Legislativo para que consigam desenvolver ações na cidade que impactem diretamente em ajuda para as pessoas que estão próximas a compor as estatísticas de suicídio.

De acordo com Ciomara, neste primeiro momento de criação, o CVV precisa apenas de uma sala para atendimentos. “Como não se trata de um grupo de voluntários filiados a partidos, não seguem uma linha religiosa específica, sendo só amigos apoiadores da causa, nós precisamos deste apoio do poder público. Todo o restante da parte de mobilização e treinamento dos interessados é por parte do CVV”, disse.

O vereador Marcio Patussi, no ano passado, pediu formalmente ao Executivo, em uma Indicação, a disponibilização de um espaço para que o Centro pudesse atuar efetivamente em Passo Fundo. Os encaminhamentos receberam sequência em diversas reuniões, sendo que a última delas aconteceu no fim do mês passado, juntamente com o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill. “Uma pesquisa recente mostrou que, entre 2011 e 2015, o número de suicídios cresceu 12% no país. Temos que reconhecer que o poder público deve intervir em ações diretas com as pessoas que pensam em tirar suas vidas. A Prefeitura deve olhar com sensibilidade para esse assunto”, comentou o parlamentar, autor do projeto que incluiu o movimento Setembro Amarelo no calendário oficial do município.

Para ampliar o diálogo sobre a viabilização de um local para o CVV, o presidente da Câmara sugeriu que uma nova reunião seja agendada e que tenha a participação do prefeito municipal, Luciano Azevedo. “Faço essa sugestão por observar que o Centro desempenhará uma função muito significativa em Passo Fundo”, destacou.

O Centro

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde um problema de saúde pública que tira a vida de uma pessoa por hora no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados.

Pensando nestes dados, foi criado, há 56 anos, o Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço de apoio emocional às pessoas que queiram e/ou precisam conversar sobre seus sentimentos. Hoje, o Centro contabiliza atender a mais de duas milhões de pessoas por ano em todo o território nacional. Grande parte dos atendimentos é feita pelo número 188, que pode ser acionado pelo telefone gratuitamente.

Seja um voluntário

Para se voluntariar e contribuir com as atividades em Passo Fundo, basta ter mais de 18 anos e acessar o site https://www.cvv.org.br/.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores