ORDEM DO DIA

PL que oficializa a realização anual da Credenciadora ao Freio de Ouro é aprovado

Na tarde desta segunda-feira (02), foi aprovada na Sessão Plenária a inclusão do evento Credenciadora ao Freio de Ouro no calendário oficial do município. A proposição foi feita pelo vereador Evandro Meireles (PTB) e obteve aprovação unânime por parte dos parlamentares.

O intuito do projeto é fomentar o esporte, a tradição e a cultura do Rio Grande do Sul, por meio desse evento que existe há mais de 40 anos no Estado. O Freio de Ouro é uma competição que se divide em diversas provas, a serem conquistadas tanto pelo cavalo quanto pelo ginete. Na avaliação, constam itens como a doma, a resistência, a docilidade, a aptidão e a coragem, que formam a funcionalidade do cavalo crioulo. Os quatro melhores conjuntos de machos e os quatro melhores conjuntos de fêmeas passam para uma classificatória regional e, posteriormente, para a grande final, na Expointer.

Para Meireles, esta oficialização, além de reforçar os laços culturais do Estado, promove maior movimentação nas redes hoteleira e comercial do município, uma vez que o evento atrai participantes de outras regiões do Brasil e até estrangeiros. “Nós vemos a importância da inclusão desse evento no calendário oficial do Município, tendo em vista a tradição viva gaúcha e brasileira e para fomentar e aumentar o potencial artístico cultural gaúcho em nossa cidade”, afirmou.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores