GRANDE EXPEDIENTE

Meireles homenageia moradores da Vila Annes pela construção de capela na localidade

A união de moradores da Vila Annes, que possibilitou que a comunidade dispusesse de uma capela, foi lembrada pelo vereador Evandro Meireles (PTB). Durante o Grande Expediente, o parlamentar manifestou que os esforços coletivos produzem melhorias para o dia a dia de todos os bairros da cidade e, para formalizar o reconhecimento ao que foi executado na Annes, entregou uma placa de Honra ao Mérito às pessoas que se dedicaram à edificação do local.

Foram anos para que os moradores da região tivessem um lugar adequado para a realização de atividades religiosas. A Capela Sagrada Família de Nazaré foi construída aos poucos, com recursos vindos de doações e de ações desenvolvidas pelos moradores. A venda beneficente de pastéis tornou-se a principal iniciativa para a arrecadação de recursos.  “O espaço só foi construído porque houve um trabalho de todos, organizado por meio de um conselho. Acredita-se que, para isso, foram vendidos cerca de 100 mil pastéis”, citou Evandro.

Antes de terem um espaço destinado para esta finalidade e que comportasse a quantidade de pessoas interessadas em participar das cerimônias religiosas, os moradores costumavam se reunir nas próprias casas. Em alguns encontros, chegavam a ser contabilizadas mais de 30 pessoas. Entre 1997 e 2008, as casas foram substituídas por uma única estrutura, insuficiente para todo o público. Foi nesse momento que os moradores escolheram buscar, de forma conjunta, uma sede estruturada para as atividades.

O terreno onde a capela está situada foi doado pelo grupo de Vicentinos. Com o imóvel, ficou mais fácil viabilizar a construção do espaço. “Os moradores então tiveram a ideia do pastel beneficente, fundamental para obras da cozinha, churrasqueiras, banheiros e telhado. Depois disso, ao longo do período, com a passagem de algumas diretorias, as melhorias continuaram e os resultados foram aparecendo até que a capela fosse transformada no que é hoje”, descreveu Meireles.

As missas ocorrem todos os domingos, reunindo, em média, cem pessoas, que já sonham com a construção de uma igreja maior. Para o vereador, quando os moradores se unem em prol de um bem para todos, fica mais fácil suprir demandas das comunidades. “No caso da capela, cada morador foi um tijolo, fundamental para o todo. E esse esforço serve de exemplos para outras comunidades”, comentou.

Fotos: Comunicação/Câmara de Vereadores