MOBILIDADE URBANA

Ronaldo sugere adesão de Passo Fundo a programa federal para qualificar a mobilidade urbana

Pensando na qualificação estrutural dos espaços públicos da cidade, o vereador Ronaldo Rosa (SD) pede que o setor competente da Prefeitura estude a possibilidade de o município contar com financiamentos do Governo Federal para obras de mobilidade urbana. A ideia é que, pelas condições oferecidas, Passo Fundo faça parte do Programa Avançar Cidades e consiga executar ações na área de forma mais rápida.

O Programa foi instituído em 2017 e prevê que a União contribua com os investimentos municipais, financiando ações direcionadas, por exemplo, a melhorias viárias, ciclovias, iluminação pública, pavimentação e mobiliário urbano. De acordo com Ronaldo, caso o Município decida utilizar os recursos, eles podem ser restituídos em condições viáveis. “Os recursos podem ser acessados por meio do FGTS, mediante a apresentação, análise a aprovação do projeto de engenharia pelo Ministério das Cidades. A partir disso, os municípios têm quatro anos de carência para começar a pagar, sendo que podem quitar o financiamento em até 20 anos”, explicou.

O parlamentar também aponta que, nos últimos anos, a Prefeitura tem trabalhado para revitalizar os espaços públicos, buscando ampliar a sua ocupação pelas pessoas e trazer um novo desenho para a cidade. Conforme identifica, para efetivar planejamentos que favoreçam a qualificação da mobilidade urbana, torna-se relevante fazer uma análise de adesão ao Programa. “Esse seria um mecanismo a mais para melhorar a nossa cidade e também trazer mais qualidade de vida aos passo-fundenses” disse, destacando que o financiamento também pode ser usado para obras de saneamento.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores