MOÇÃO

Leandro protocola Moção contra ação do DAER

Devido ao andamento das obras de recuperação da ERS-324, no trecho que liga Passo Fundo a Marau, o DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) pretende bloquear completamente a entrada principal que dá acesso ao bairro Maggi de Césaro localizada junto a esta rodovia. Esse movimento da empresa resultou em uma Moção de Repúdio protocolada pelo vereador Leandro Rosso (PRB) e apoiada por todos os vereadores da Casa.

O parlamentar afirma que no último dia 30 de julho, participou de uma reunião com o Superintendente Regional do DAER de Passo Fundo, Luís Antônio Moreira, além de empresários e moradores do bairro, para tratar do projeto que envolve o fechamento da entrada de acesso à localidade, devido às obras que estão sendo realizadas pelo departamento naquele local. “Os representantes do bairro falaram das dificuldades que a execução do plano irá trazer, principalmente, aos moradores e comerciantes, além de estarem dispostos a apresentar um novo projeto, mais condizente com a realidade local”, destacou.

Os representantes do bairro lembraram também que a execução desta proposta implicará em entraves no acesso ao bairro, considerando a distância a ser percorrida entre a entrada principal e a rótula da Polícia Rodoviária Estadual, que é em torno de um quilômetro. Além disso, as contingências gerarão congestionamento naquele perímetro, em especial durante os horários de pico.

O local é ponto de alta trafegabilidade, portanto a possibilidade de fechamento desta via de acesso “gera preocupação para os moradores, tanto para quem utiliza veículo particular, quanto para os usuários do transporte público”, salienta Rosso. Ele reforça que, conforme levantamentos feitos pelos locais, o bairro possui em torno de três mil habitantes acostumados ao uso da entrada principal, inclusive prejudicando pontos comerciais situados nas proximidades, já que estes “geram empregos e movimentam a economia da cidade”, frisou.

O objetivo principal da proposição, segundo o parlamentar, é “apresentar oposição ao atual projeto e, principalmente, sugerir que o DAER, de forma conjunta com a comunidade, empresários e Poder Público, repense alternativas, visando o contexto social e avaliando os reflexos que o projeto de fechamento da entrada do Maggi pode trazer para a comunidade”, reforçou.

O vereador cita também que empresários e moradores da localidade “estão unindo esforços e se empenhando para readequar tecnicamente, por meio de engenheiro habilitado, um projeto datado de 1996, para apresentar ao DAER”. Deste modo, este documento será prontamente encaminhado à Superintendência Regional do departamento, em Passo Fundo e à Sede de Porto Alegre, para que se revise a realização da atual proposta na ERS-324.

Foto: Comunicação/Câmara de vereadores