GRANDE EXPEDIENTE

Daneli homenageou Construtora Priori no Parlamento

O presidente do Legislativo, vereador Pedro Daneli (PPS), ocupou a tribuna, na tarde desta segunda-feira (06), para homenagear a Construtora Priori, por seus serviços prestados a Passo Fundo e região, no espaço do Grande Expediente. O reconhecimento foi feito ao fundador da empresa, Ulisses Galileu Giacomini.

O parlamentar mencionou o fato de citar pessoas que se destacam por seu trabalho na cidade. “É fundamental olhar para aqueles que fizeram e fazem por Passo Fundo”, ressaltou.

Nascido em Soledade e com formação em Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Porto Alegre, Giacomini atuou como funcionário do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) em sua área de formação, na capital gaúcha. Após um período, em 1974, retornou à sua terra natal para montar sua própria empresa com foco na construção civil.

Atuou com sua firma por 12 anos em Soledade, até trocar sua sede para Passo Fundo, onde passou a operar no ramo imobiliário, tendo como primeiro trabalho relevante a construção da Galeria Mazzoleni, em 1986. A partir disto, o empreendimento passou a operar com frequência, em diversas obras na cidade e região, como em trabalhos feitos para a Universidade de Passo Fundo.

Para exercer um padrão mais ágil e veloz de produção, uma nova empresa foi montada: a Construtora Priori, em sociedade com o também empresário Nereu Grazziotin. A partir de então, se iniciou o investimento em áreas, visando a construção de programas habitacionais para o Governo Federal. Nesta fase, a empresa iniciou com edificações menores. No entanto, a demanda foi crescendo, culminando em condomínios maiores, chegando a 100 unidades por setor. Ao todo, apenas em Passo Fundo, são mais de 20 edifícios residenciais construídos.

Daneli ressaltou a perseverança de Giacomini em todo esse período, pois “a construção civil, por ser muito manual, demorada, é custosa. Por isso, ela muda muito, tem altos e baixos, tem épocas boas e crises”, afirma. Ele também exaltou que sua empresa, por meio das obras em que está envolvida, “propicia uma oportunidade a muitas famílias, cumprindo com seu papel social”.

O empresário também explicou, em uma gravação, o processo de construção das edificações. “Nós instalamos uma usina de concreto no local, para ter a matéria prima já junto com a obra. A empresa tem os caminhões betoneira, bomba e o material para terraplanagem. Tudo é próprio: não depende mais de terceiros. Então se tem mais agilidade”, afirma.

Com o tempo, a empresa começou a prestar serviços fora do Estado, sendo muito requisitada em Balneário Camboriú e outros municípios catarinenses. O vereador exalta o fato de a construtora levar o nome da cidade e região para outras praças, a partir do trabalho iniciado e continuado por Giacomini. “É um reconhecimento por aquilo que já foi feito e pelo que se está fazendo, em especial na região da grande Santa Marta. Pois se está investindo na construção de novos empreendimentos, gerando emprego e renda, além de erguer novos condomínios para mais famílias com rendas mais modestas”, destaca.

Novos conjuntos residenciais

Aproveitando o potencial da cidade por meio de investimentos feitos pelo Município na região que abrange os bairros Donária e Santa Marta, a Construtora Priori atualmente trabalha na construção de novos empreendimentos imobiliários dentro dos programas federais da Caixa Econômica Federal. Um deles, em estágio avançado, já tem oito condomínios de casas populares, cinco condomínios de casas que foram comercializadas com financiamento da Caixa, dois condomínios de edifícios prontos, além de um em andamento. Trata-se do condomínio Jardins Nativos.

Outro empreendimento em construção na localidade é o Residencial Manacá. Este é uma extensão do Jardins Nativos, tendo, até o momento, três pavimentos, com 12 unidades em cada edifício. O condomínio chegará a contar com 96 unidades. “Já temos alguns projetos no residencial ao lado: o residencial Jacarandá.  E também estudos para novos empreendimentos naquela região”, afirma Giacomini.

A área disponível para o desenvolvimento das obras é de 40 hectares, onde já existem residenciais finalizados e entregues para moradia, como os condomínios Ipê e Araucária, no bairro Donária. Giacomini destaca o crescimento da região por meio das melhorias feitas, possibilitando a construção dos novos empreendimentos. “Quando nós adquirimos, há dez anos, [a área] era uma fazenda de soja e hoje é um bairro muito evoluído. Temos escola, creche, ambulatório. A infraestrutura está muito boa. Foi um bairro que recebeu muitos benefícios”, exalta.

Foto: Comunicação/Câmara de vereadores