SEGURANÇA PÚBLICA

Por meio de emendas impositivas, Projeto Guardião contará com mais 78 câmeras

Na manhã desta terça-feira (07), mais um reforço para a segurança pública foi anunciado em Passo Fundo: o prefeito municipal, Luciano Azevedo, assinou o documento que permite a abertura de um edital de licitação para a compra de equipamentos de videomonitoramento que otimizarão o Projeto Guardião.

Com essa aquisição, o sistema urbano contará com mais 78 câmeras e outras seis com tecnologia OCR, que, capazes de executar o reconhecimento óptico de caracteres e transformá-los em dados pesquisáveis e editáveis, serão empregadas para a leitura de placas de veículos. O objetivo é que os órgãos de segurança contem com ferramentas que previnam os crimes e também possam investigá-los, quando ocorrerem, com mais facilidade.

O ato, realizado na data em que o município completa 161 anos, somente foi concretizado a partir da articulação entre forças da segurança pública, entidades representativas, Legislativo e Executivo. “Esse é um projeto coletivo, construído pela cidade e que vai melhorar de maneira significativa a segurança da população”, disse Luciano.

A Câmara, neste processo, deteve um dos papéis mais importantes, que foi viabilizar recursos para a aquisição das câmeras. Conforme explica o presidente da Casa, Pedro Daneli (PPS), dos aproximadamente R$ 500 mil destinados à compra, mais de R$ 400 mil foram assegurados por meio de emendas impositivas dos parlamentares para o orçamento municipal do ano passado. “Os vereadores têm participado ativamente na vida da comunidade. Nos conscientizamos de que só crescemos juntos, resolvendo os nossos problemas com união”, articulou.

Com o desenho da Frente Parlamentar da Segurança Pública, atuante desde a legislatura passada, a Câmara tem mediado discussões para qualificar o setor e buscado os recursos para isso. O presidente do grupo, Marcio Patussi (PDT), presente no ato de assinatura, enaltece o envolvimento dos parlamentares. “Os vereadores têm participado e contribuído com os investimentos que entendem ser importantes. Temos certeza que essa colaboração ao Projeto Guardião trará reflexos positivos para todos os cidadãos”, avaliou.

As ações legislativas foram reconhecidas pelo prefeito, que destacou o “bom uso das emendas impositivas”. Como explica, para que o Executivo atenda a elas, é preciso que haja cortes em outras áreas, sendo fundamental que os vereadores dialoguem sobre o que é melhor para o todo. “Que as emendas sejam menos aplicadas no varejo e mais no grande projeto, que é o que está acontecendo, hoje, aqui. Esse é um processo novo. Todos estamos apreendendo com ele. Mas é possível que essa ação nos ensine como fazer o bom uso das emendas impositivas”, disse.

De acordo com o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Planalto, coronel Jair Euclésio Ely, as câmeras estarão presentes em mais de 20 pontos da cidade, permitindo a identificação de infratores e possibilitando que as ações da Brigada Militar sejam mais cirúrgicas. “Esses investimentos serão muito bem aplicados, sendo revertidos em segurança para nossa cidade. Com esse número de câmeras, poderemos fazer um trabalho mais qualificado e, ainda, evitaremos diversos crimes”, considerou.

Além destes R$ 400 mil, no ano passado, os vereadores se uniram e destinaram mais R$ 2 milhões ao Projeto Guardião. Ainda não há previsão para quando os recursos serão aplicados, mas, conforme Patussi, eles estão assegurados para ampliar a segurança. “O Projeto todo envolve mais de 150 câmeras. Comemoramos a aquisição destas 80, mas, ao mesmo tempo, aguardamos o destino dos R$ 2 milhões. Esperamos que a Prefeitura consiga cumprir ainda em 2018”, destacou.

Também estiveram no evento os vereadores Fernando Rigon (PSDB), Leandro Rosso (PRB), Alex Necker (PCdoB), Ronaldo Rosa (SD), Eloí da Costa (MDB), Aristeu Dalla Lana (PTB), Luiz Miguel Sheis (PDT) e Saul Spineli (PSB).

Fotos: Thaís V. Biolchi e Cristian Puhl