GRANDE EXPEDIENTE

Colussi reconhece trabalho de protetores de animais

Na Sessão Plenária desta quarta-feira (08), o vereador Rafael Colussi (DEM) fez uso do Grande Expediente para condecorar voluntários protetores dos animais, além de apresentar ações desenvolvidas pelo seu gabinete que vão ao encontro da causa.

Colussi enfatizou o trabalho voluntário das pessoas homenageadas, pelo caráter humanitário e oneroso que ele representa. “O serviço que vocês vêm prestando é um trabalho sério, dedicado e custoso, pois isso também é saúde e, por consequência, custa”, afirma.

O parlamentar reforçou que, assim como os voluntários atuam anonimamente em defesa dos animais, ele vem se empenhando nas demandas referentes a este e outros temas. Como exemplo, ele citou Projetos de Lei que protocolou e estão em tramitação na Casa. Um deles regulamenta a venda de animais no município e outro rege sobre o transporte de animais domésticos em coletivos urbanos. Ainda, mencionou uma emenda, também em prosseguimento, que permite a colocação de casas para animais comunitários.

As ações conjuntas, como o abaixo assinado, com mais de três mil assinaturas, providenciado e entregue por voluntários, favorável à criação do Fundo do Bem-Estar Animal, também foram relembradas. A implementação do Fundo, que é uma ideia do vereador, e, a partir de um Projeto de Lei foi encaminhado pelo Executivo à Câmara, devendo, em breve, ser votado.

Colussi reforça que a proposição é resultado de um esforço conjunto. “Se trata de um trabalho feito por todos, uma realidade. Agradeço ao prefeito, que viabilizou o projeto junto à Secretaria do Meio Ambiente, e aos voluntários, que conseguiram as assinaturas”, ressalta.

A criação deste Fundo “está baseada na necessidade de implantação de políticas públicas, envolvendo Poder Público e sociedade civil, para promover o bem-estar e o controle populacional de animais na cidade”, rege o texto da matéria. O objetivo central é a captação e aplicação de recursos para “ações voltadas ao amparo, proteção e bem-estar dos animais, principalmente por meio de parcerias ou convênios com clínicas veterinárias, associações, ONGs e entidades vocacionadas ao amparo e proteção aos animais”, conta o documento.

Colussi ainda considerou estar tramitando na Câmara uma proposta para a criação de uma Frente Parlamentar Mista de Proteção e Bem-Estar Animal. O objetivo é que o grupo promova o debate de questões relacionadas à proteção e ao bem-estar animal no município.

Reforçando o trabalho, o parlamentar destacou o pioneirismo da sua equipe, com o apoio do Legislativo, na atuação em prol dos animais. “Todos nós aqui somos sensíveis e favoráveis à causa”, reforça.

Antes da entrega dos diplomas de homenagem aos voluntários, Colussi encerrou o espaço dizendo que o voluntariado é um trabalho bravo e que merece ser respeitado. “O ajudar faz parte do ser humano, está no coração. Só quem tem amor nele, faz este trabalho que vocês fazem”, afirma.

Trabalho pela saúde das pessoas

O parlamentar enfatiza que, em seu mandato, trabalha para qualificar a saúde das pessoas. Uma das medidas que exemplificam a afirmação foi a elaboração de um Projeto de Lei que institui o Guia de Saúde Pública. A matéria, que tem sua autoria, já foi aprovada na Casa.

O foco é tornar acessível aos usuários as informações relevantes sobre as unidades de Passo Fundo. “Esses projetos são parte de um trabalho que conta com colaboração de todos que nos repassam essas demandas em conjunto com o Legislativo”, destaca.

Foto: Comunicação / Câmara de vereadores