Vereadores avaliam positivamente o relatório de Sustentabilidade da BSBIOS

Foi apresentado hoje, pela manhã, o Relatório de Sustentabilidade da BSBIOS, na sede da empresa, em Passo Fundo. Pelo segundo ano consecutivo, são relatadas as ações nas dimensões econômica, social, ambiental, de governança e ética. Foi uma das formas encontradas para demonstrar transparência e responsabilidade com a prestação de contas à sociedade. O presidente do Legislativo, vereador Pedro Daneli (PPS) e os parlamentares Fernando Rigon (PSDB), Alex Necker (PCdo B), Ronaldo Rosa (SD), João dos Santos (PSDB) e Evandro Meireles (PTB) participaram da reunião.

Os dados divulgados pela empresa foram produzidos de acordo com as diretrizes da Global Reporting Iniative, com a participação de seus colaboradores, de stakeholders e da consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Eles mostraram que a empresa, uma das maiores geradoras de Biodiesel do Brasil, contribuiu de forma direta e indireta para o PIB de Passo Fundo, com um total de R$ 10,2 bilhões, no acumulado entre 2005 e 2015, a preços de 2015. Na estimativa, foi possível medir em R$ 7,3 bilhões a contribuição ao PIB no período de 2016 a 2018. Em relação ao número de empregos, foram geradas 15,6 mil vagas adicionais em 2015.

Mas o que diferencia a BSBIOS é a sustentabilidade. A empresa emprega em sua fabricação, juntamente com o óleo de soja, a gordura animal, material de difícil descarte, sem danos ambientais, promovendo uma melhor e mais eficiente gestão de resíduos. Segundo os dados, a BSBIOS reduziu, em seus processos, em média, 61,7% de emissão de gases de efeito estufa nos últimos três anos, quando comparados com a emissão de combustíveis fósseis.

Mais do que números, a empresa procurou demonstrar como impacta positivamente na comunidade, desenvolvendo um trabalho social, como apoiando entidades e ongs e realizando projetos de preservação do meio ambiente e de conscientização das futuras gerações, como avaliaram, de forma unânimes, os vereadores presentes no encontro. Segundo o presidente da Câmara, “a economia que a BSBIOS gera para Passo Fundo é importante, pois representa cerca de 20% do PIB do município. Só que ainda mais valioso é saber que a empresa produz isso de forma sustentável, gerando riqueza e respeitando o meio ambiente”. Os vereadores destacaram, ainda, que Passo Fundo não pode mais ser imaginada sem a BSBIOS e que a empresa gera impactos em toda a região.

Segundo o presidente da empresa, Erasmo Carlos Battistella, “com esse relatório, a empresa se consolida em uma posição de liderança sustentável, sendo uma referência para o setor de agroenergia nos cenários regional e nacional, demonstrando que é possível integrar o modelo de negócios à sustentabilidade”, destaca.

Fotos:Comunicação/Câmara de Vereadores