TRIBUNA POPULAR

Semana Nacional do Trânsito é destacada na Câmara

Antes da Sessão Plenária da tarde desta segunda-feira (24), houve a utilização da Tribuna Popular, tendo como oradora do espaço Raquel Chaves Rúbio Ferrão, que atualmente é chefe do Núcleo de Educação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. O vereador Gleison Consalter (PSB) foi o solicitante da ocasião.

Raquel abordou a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. A representante do Núcleo exaltou o trabalho feito, não apenas pelos agentes de trânsito, mas pelos voluntários que se somam aos profissionais realizando ações pelo município. “Essas pessoas vêm fazendo um brilhante trabalho de forma voluntária e educativa, colaborando para a melhoria de nosso tráfego urbano, há 10 anos”, ressalta.

A oradora reforçou que é feita uma agenda coletiva referente à Semana Nacional do Trânsito no município, cujo tema deste ano é “Nós somos o Trânsito”. São realizadas diversas ações itinerantes em vários pontos de Passo Fundo para promover o evento de conscientização, tendo seu encerramento no dia 25 deste mês, em que é celebrado o Dia Nacional do Trânsito.

Raquel aproveitou a ocasião para conclamar a comunidade a participar dos eventos propostos, visando disseminar a conscientização por um trânsito melhor, pois ela afirma que as estatísticas seguem alarmantes quanto a índices de ferimentos e óbitos causados por acidentes. Sem trazer dados específicos, ela salientou que “as estatísticas têm rosto, endereço, CPF e família”.

A agente concluiu seu espaço lembrando que “cada pessoa deve assumir a responsabilidade por seus atos”, destacando sobre a importância de cada motorista estar ciente de ter uma conduta correta e prudente ao trânsito, “começando por usar o cinto de segurança no perímetro urbano”, lembra. Ainda acrescentou que “se houver essa conscientização multiplicada, formando uma rede pela prevenção de acidentes, podemos reduzir os índices de acidentes e vítimas no trânsito, agindo em favor de uma mobilidade urbana e sustentável”, sublinha.

Foto: Amanda Peres/ Comunicação/Câmara de vereadores