AGRICULTURA FAMILIAR

Vereador cobra credenciamento que beneficia agroindústrias familiares

O credenciamento do município de Passo Fundo no SUSAF depende apenas da assinatura do governador do estado José Ivo Sartori, segundo o vereador Saul Spinelli (PSB). O SUSAF é o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte. Ele permite a comercialização, em todo o Rio Grande do Sul, dos produtos de origem animal produzidos por agroindústrias familiares, inspecionadas pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Antes desta lei, era proibido o pequeno agricultor vender queijos, salame, embutidos, iogurte e outros produtos fora de sua cidade de origem.

Spinelli, que tem articulado este credenciamento em conjunto com o secretário municipal do interior, Antônio Bortolotti, empresários e com o apoio de Beto Albuquerque, anuncia que as principais etapas já foram cumpridas. A última é mesmo a assinatura do governador. Hoje os municípios de Marau, Vila Maria, Erechim e Tio Hugo já possuem este credenciamento e podem comercializar seus produtos nas 497 cidades gaúchas.

O parlamentar destaca ainda que o credenciamento no SISBI - O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - também se faz necessário, pois proporcionará a autorização de venda em todo o Brasil. Isto aumentará as vagas de empregos e deve gerar renda às famílias que vivem da agropecuária.

Foto: Amanda Peres/ Câmara de Vereadores