SESSÃO

Dia da Pessoa com Deficiência é lembrado na Tribuna Popular

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lembrado neste 3 de dezembro, o vice-presidente da Associação Cristã de Deficientes (ACD), Carlos Eduardo Borges da Silva, falou sobre os avanços na efetivação de direitos das pessoas com deficiência. Ainda, mencionou os desafios da inclusão social.

Carlos é portador de mielomeningocele e, desde os nove anos, utiliza uma cadeira de rodas para se locomover. Para ele, a valorização da pessoa com deficiência é um processo recente. As políticas brasileiras de inclusão passaram a ser executadas somente a partir de 2000. “Agradecemos essa oportunidade. Há 10 anos, não víamos essa valorização e, hoje, temos um espaço. Estamos sendo inseridos na sociedade”, destacou.

Para ele, embora seja possível identificar mudanças, ainda há muito o que ser feito pela equidade. Dessa forma, a data deve impactar em reflexões sobre como efetivar a ocupação de todos os espaços pelas pessoas com deficiência. “As pessoas veem um lugar acessível como uma rampa, mas um local acessível tem de ser para todos. O município tem dificuldades quanto à acessibilidade. Nós precisamos cobrar que ela seja garantida”, pontuou.

A ACD atende a pessoas com deficiências físicas e visuais de mais de 90 municípios, trabalhando com ações que melhoram a sua qualidade de vida.

Semana da Pessoa Com Deficiência

A fala de Carlos foi feita durante a Tribuna Popular, que corresponde a um momento de participação da comunidade nas Sessões Plenárias. A oportunidade foi solicitada pelo vereador Fernando Rigon (PSDB), que é autor de uma lei que institui, em dezembro, em Passo Fundo, a Semana da Pessoa Com Deficiência.

A Semana, que teve início nesta segunda-feira (3), é dedicada à promoção de atividades com foco na reflexão e no planejamento de políticas públicas.

Foto: Comunicação/Câmara de Vereadores