Rosso intermedia reunião das comunidades Planaltina e Santa Rita com o 3º RPMon

Devido à onda de roubos e furtos registrados em Passo Fundo, a segurança é pauta de debates. Na última segunda-feira (03), o vereador Leandro Rosso (PRB) participou de uma reunião com o comandante do 3º RPMon, tenente-coronel Volnei Ceolin, para tratar de demandas trazidas pela comunidade. O encontro contou com a participação da capitã Graciela Michelotti Dall Ongaro, do presidente do bairro Santa Rita, Marcílio Macedo Alérico, a representante da Associação do bairro Planaltina, Marilde Corade, e de moradores e empresários.

O vereador Leandro relatou que foi procurado pelos moradores dos bairros Planaltina e Santa Rita para que intermediasse uma reunião com o comando da Brigada Militar, com foco na insegurança que assola a região. “Na Planaltina, perdemos as contas de quantas vezes o salão da igreja e a Emei Fofão foram furtados. Os moradores andam com medo”, enfatizou o vereador.

Segundo Marilde, um dos últimos furtos aconteceu no salão da igreja. “Os assaltantes entraram no dia que antecedia um evento no salão. Levaram o botijão de gás e até os salgados da festa. E sabemos que é gente ali de perto”, identificou.

Marcílio também contou que, há algum tempo, as viaturas faziam rondas seguidas no bairro e os problemas quanto à segurança diminuíram. “Os moradores têm me cobrado pelo fato de que os furtos e roubos aumentaram depois que as viaturas pararam de fazer ronda na Santa Rita”, justificou, completando que houve um aumento do número de jovens que ficam próximo às escolas consumindo drogas.

Sobre os furtos e assaltos, a capitã Michelotti explicou que, por não haver núcleo de policiamento comunitário instalado na região da Planaltina, quem faz o patrulhamento no bairro é a viatura que cobre a área do São Cristóvão. “Agora, sabendo do que está acontecendo, podemos intensificar o patrulhamento nessas áreas e reforçar as abordagens. Mas não podemos garantir patrulhamento 24 horas, principalmente no mês de dezembro, uma vez que estamos com inúmeros eventos para fazer a ronda”, apontou.

A respeito da questão dos jovens levantada pelo presidente do bairro Santa Rita, Michelotti esclareceu que a Brigada Militar conta com o Programa Proerd, que passa pelas escolas alertando sobre o consumo de drogas. No entanto, considera que a BM, sozinha não consegue dar conta de todas as demandas. “Os nossos policiais tem trabalhado por dez, pois, às vezes, a mesma viatura tem inúmeras missões. Mas, mesmo com todas as demandas, vamos orientar as guarnições para dar uma intensificada nesses bairros”, articulou.

O comandante Volnei Ceolin, explicou que a Brigada Militar tem limitações, mas que está sempre à disposição da População para fazer o melhor possível. “Temos as nossas limitações, mas nós não fechamos os olhos para a comunidade. Então nós vamos fazer um esforço nesses bairros. Circulamos com as viaturas e tentamos levar um pouco de alento a população”, elencou Ceolin.

Rosso informou que, no decorrer dessa semana, já foram efetuadas rondas nos bairros, com resultados positivos. “No dia seguinte a nossa reunião, com o comandante Ceolin, a Brigada Militar realizou patrulhamento no Bairro Planaltina e efetuou a prisão de um foragido. Isso passa uma sensação de segurança à população. E só temos que agradecer toda atenção e trabalho prestados pelo comandante Ceolin e pela capitã Michelotti”, manifestou.

Foto: Cassiane Portella / Comunicação / Câmara de Vereadores

Câmara de Vereadores