MESA DIRETORA

Fernando Rigon é eleito presidente da Câmara

Em Sessão Plenária, nesta segunda-feira (17), foi realizada a eleição da Mesa Diretora do Legislativo de Passo Fundo para os próximos dois anos, sendo uma composição para atuar em 2019, e outra para 2020. O próximo presidente da Câmara Municipal vai ser Fernando Rigon (PSDB).

O parlamentar substituirá Pedro Daneli (PPS), que deixa cadeira após um ano de gestão. O vereador concorreu em chapa única e foi eleito por unanimidade para comandar a Casa até o fim de 2019. Além de Rigon, foram escolhidos os outros parlamentares que farão parte da Mesa Diretora para o próximo ano. São eles: Evandro Meireles (PTB), vice-presidente; Rafael Colussi (DEM), 1º-secretário; Gleison Consalter (PSB), 2º-secretário, Leandro Rosso (PRB), 3º-secretário; e Rudimar dos Santos (PCdoB), 4º-secretário.

Foi uma votação rápida, já que havia consenso entre os vereadores nesta definição para os próximos dois anos. A Mesa, liderada por Rigon, toma posse automaticamente no dia 1º de janeiro de 2019, como determina o Regimento Interno.

Rigon disse estar emocionado com a eleição já que é a sua primeira legislatura na Câmara, “vai ser um desafio para mim, vou comandar uma equipe muito eficiente, com parlamentares experientes, por isso, agradeço o apoio de todos”. O futuro presidente também fez questão de enfatizar que a última eleição mostrou que a população quer mudanças na política. “A mudança que o eleitor espera na política brasileira, é o que pretendo fazer no exercício do Legislativo, atraindo grandes debates para a nossa Casa e, assim, vamos aumentar a participação popular. É com essa presença maior da comunidade que vamos compreender melhor os problemas e apresentar os melhores projetos e encaminhamentos para os problemas comunitários.”.

Saul Spinelli presidirá em 2020

Já o vereador Saul Spinelli (PSB) foi eleito, também em chapa única e por unanimidade, presidente do Legislativo em 2020. Esta Mesa Diretora terá, além de Spinelli, Ronaldo Rosa (SD), vice-presidente; Roberto Toson (PSD), 1º-secretário; João Eloí Costa (MDB), 2º-secretário, Rafael Colussi (DEM), 3º-secretário; e Mateus Wesp (PSDB), 4º-secretário. Wesp foi eleito, mas quem irá exercer a função, é o seu suplente, João dos Santos (PSDB), uma vez que o parlamentar assume no próximo dia primeiro como deputado estadual.

Para o exercício da presidência, Spinelli fez questão de deixar claro que “a linha do nosso trabalho será de estreitamento e de parcerias com entidades, lideranças e demais poderes. Entendemos que a união de forças é fundamental para que os problemas da comunidade sejam efetivamente solucionados.”. O parlamentar disse ainda que vai procurar ampliar, cada vez mais, a transparência dos atos legislativos e que será receptivo a sugestões e críticas, divulgando de forma efetiva todas as ações da Câmara.