Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

VEREADOR

Foto: Saul Spinelli

Saul Spinelli

Bancada: Partido Socialista Brasileiro   ver.saulspinelli@cmpf.rs.gov.br   3316.7311 - 3316.7317 - 3316.7318

Saul Spinelli iniciou sua militância ainda, no ano de 1985, quando estudava na Escola Protásio Alves. Atuou no Grêmio Estudantil da instituição e no Grupo Alicerce – organização formada por jovens que reivindicava democracia. Nascido na capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Saul Spinelli chegou a Passo Fundo aos sete anos. Morou nos bairros Santa Marta, Vila Fátima, Vera Cruz, Schisler e, atualmente, Cohab II.
O vínculo com a comunidade iniciou no bairro Ipiranga, onde participava de reuniões de moradores e se dedicou para efetivar as melhorias da região. Participou da diretoria da Associação dos Moradores do Bairro Schisler e assumiu a presidência do movimento em 1993. De 1997 a 2000 assumiu a coordenação de todas as associações de moradores do município, na gestão do prefeito Julio Teixeira.
Em 2008, assumiu a presidência da União de Associação de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF), onde, junto dos líderes comunitários, iniciou um planejamento para instalação de ambulatórios em diversos bairros do município. A coordenação da Codepas aconteceu no último ano do governo de Airton Dipp, em 2012.
No mesmo ano, concorreu pela primeira vez a uma vaga no parlamento de Passo Fundo, onde conquistou a suplência da bancada no Partido Socialista Brasileiro. Em 2013, assumiu a pasta da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), a qual se exonerou nos primeiros meses de 2016, quando assumiu a suplência do então vereador Wilson Lill (PSB).
Nas eleições municipais de 2016, conquistou uma cadeira na Câmara de Vereadores com 2.517 votos.