Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

VEREADOR EMÉRITO

Foto: Jabs Paim Bandeira - Vereador Emérito

Jabs Paim Bandeira - Vereador Emérito

JABS PAIM BANDEIRA – Vereador na 7ª Legislatura, 01/02/1973 a 31/01/1977.

Nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, dia 28 de agosto de 1939. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito, da Universidade de Passo Fundo, empresário, escritor, historiador, membro da Academia Passo-Fundense de Letras e do Instituto Histórico de Passo Fundo. Na Câmara de Vereadores, atuou durante a 7ª legislatura, entre os anos de 1973 e 1977. Ele foi líder de bancada da Arena (Aliança Renovadora Nacional) e do governo de Edu Vila de Azambuja. Contribuiu, de certa forma, com a construção da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal, já que nos anos em que era vereador ajudou a aprovar o empréstimo que possibilitou as edificações.

Fora da Câmara, continuou atuante na vida política. Foi presidente da Associação Comercial de Passo Fundo e do Clube Comercial. Por 10 anos, foi membro do Conselho Rodoviário do Estado do Rio Grande do Sul e presidente do Sindicato das Estações Rodoviárias do Estado. 

Amante do tradicionalismo, o ex-vereador fundou, em 1995, o Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul e, por 12 anos, comandou suas atividades. Devido aos méritos no grupo, se tornou comandante de honra. A paixão pelo Rio-grande e o conhecimento sobre a maior batalha do Brasil e uma das maiores da América do Sul, o levaram a criar a encenação da Batalha do Pulador e, também, deram origem a um livro, com o título: “Batalha do Pulador, história e encenação”. Com o dom da escrita, Jabs deu vida a outras obras, como os “300 Dias de Defesa”; “Comentários do Novo Código Civil”, “Cavalgadas do Mercosul”, “Livro do Amor Primeiro” e “Fazendo Amor Falado”.