GALERIA
Sessão Solene 10 ANOS DA UFFS
Sessão Solene realizada no início da noite desta terça-feira (24), no Plenário Sete de Agosto, da Câmara Municipal de Vereadores, homenageou a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pelos seus 10 anos de instalação do Campus em Passo Fundo. A proposta foi uma iniciativa do vereador Neri Gomes (PT), através de requerimento aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.
Na coordenação dos trabalhos, o presidente do Legislativo, vereador Evandro Meireles (PTB) compôs a Mesa Oficial, o vice-reitor da UFFS, Gismael Perin, o diretor do Campus Passo Fundo da UFFS, Julio Cesar Stobbe e a coordenadora da 7ª CRE, Carine Webber.
Meireles abriu a solenidade, destacando a importância da presença da UFFS no município de Passo Fundo, pelos serviços prestados na área do ensino superior, fomentando e promovendo a qualificação e, consequentemente, contribuindo para melhorar o atendimento na área da saúde para toda a região.
Proponente da homenagem vereador Neri Gomes ocupou a tribuna, momento que utilizou para evidenciar o que lhe motivou sugerir a honraria para a Instituição, destacando “a implantação do Campus da UFFS em Passo Fundo teve investimento de R$ 26 milhões de reais e antes da UFFS os médicos residentes eram pagos com recursos dos próprios hospitais. Após o campus de medicina, quem paga é o ministério da educação que conta hoje em torno de 16 milhões por mês, mais o custeio mensal do campus. Além disso, os professores, funcionários, estudantes e o conjunto de elementos que envolvem a formação médica contribuem para dinamizar a economia e as políticas públicas na região. Um processo de formação de médicos e de especialistas no Sistema Único de Saúde e as instituições hospitalares e de saúde a ele conveniadas, evidencia a força do SUS tanto no acesso e na qualidade do atendimento, como também na formação de médicos e de especialistas das mais variadas áreas da medicina e, multiprofissional na atenção básica. O que justifica nossa homenagem, estendendo a todos os homens e mulheres que contribuíram para que o Campus se tornasse uma realidade”, concluiu.
Como forma de concretizar e eternizar a condecoração, os vereadores e demais autoridades presentes realizaram a entrega de uma placa de homenagem a UFFS, através do vice-reitor da UFFS, Perin e o diretor do Campus Passo Fundo da UFFS, Stobbe.
Na sequência Stobbe falou em nome da instituição, oportunidade em que agradeceu a honraria, que para ele representa o reconhecimento da sociedade pelo trabalho realizado pelo Campus Passo Fundo, “a UFFS fica muito feliz e agradecida com a presença do vice-reitor e o nosso muito obrigado especial ao vereador Neri Gomes, proponente desta homenagem e também, nosso agradecimento ao presidente da Casa vereador Meireles e nosso muito obrigado a todas as mãos que nos trouxeram até este momento”, finalizou.
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
O Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) nasceu como parte do Plano Nacional de Expansão das Escolas Médicas Federais que integra o Programa Mais Médicos do Governo Federal. A mobilização por sua instalação em 2012, contou com a administração da UFFS, da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla), do Executivo e Legislativo Municipal, além de hospitais, entidades da sociedade civil e comunidade local.
Incluída no Plano de Expansão da Educação em Saúde para as Regiões Prioritárias do País - Cursos Existentes e Novos, a UFFS foi credenciada para receber um Curso de Medicina, com 40 vagas anuais, em Passo Fundo, e, por isso, recebeu o aval do MEC para implantar um novo Campus no município, no dia 05 de junho de 2012.
Inicialmente, o Campus funcionou junto ao Seminário Nossa Senhora Aparecida, até o início de 2018, quando as atividades foram transferidas para a sede definitiva, em 5 de março do mesmo ano, edificada em área recebida da Secretaria de Patrimônio da União, junto a área do Quartel do Exército, no centro da cidade.
Desde sua criação, a instituição já firmou vários convênios com municipalidades e instituições de saúde de toda a região, objetivando promover o ensino, a pesquisa e a extensão. Esses relacionamentos criaram condições favoráveis para o projeto pedagógico do Curso de Medicina, especialmente, das atividades ambulatoriais e das residências médica e multiprofissional.
Desde 2014, em acordo entre a Diretoria de Educação em Saúde do MEC, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HCPF), a UFFS tornou-se a mantenedora de todos os Programas de Residência Médica, antes, ofertados por essas duas instituições hospitalares. Também, através de convênio com o Hospital de Olhos, foi criado o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, com o primeiro processo seletivo sendo aberto em 2020. Já, com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a UFFS criou o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade.
O Campus Passo Fundo é parceiro do Programa Mais Médicos, onde ajuda no suporte, organização e planejamento. Supervisiona 493 médicos no Rio Grande do Sul, com 50 supervisores e 4 tutores, e 73 médicos em Santa Catarina, com 7 supervisores e um tutor. Além disso, a instituição vem aumentando, anualmente, o número de municípios parceiros com os quais realiza ações em prol da comunidade e na formação de seus estudantes da graduação bem como de seus médicos residentes.
De 2013 a 2021, o Campus matriculou 521 alunos, a maior parte por meio do sistema de cotas da UFFS, em atendimento à política nacional de reserva de vagas, instituída pela Lei nº 12.711/2012. Já formou quatro turmas, totalizando 141 concluintes.
Uma avaliação in loco, conduzida pelo INEP/MEC, para fins de reconhecimento do Curso de Medicina, que aconteceu em março de 2022, o Curso recebeu nota máxima (5), coroando o trabalho realizado pela comunidade acadêmica, as instituições parceiras e a comunidade regional.
Foto: Comunicação Digital/CMPF