LAURO KORTZ

Obras do aeroporto têm recursos ampliados

Um acréscimo de R$ 10 milhões no investimento destinado à reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz foi confirmado, na tarde de terça-feira (21), pelo Governo Estadual. Em reunião na Secretaria Estadual de Transportes, os vereadores de Passo Fundo, Paulo Neckle (MDB), Alex Necker (PCdoB) e Luiz Miguel Scheis (PDT) receberam a notícia de que o valor para a obra seria modificado, devido a uma revisão no planejamento da ação.

A notícia da ampliação do recurso, veio acompanhada da informação de que a abertura da licitação deve ser realizada até o final do mês de março, momento em que deve ocorrer a finalização do edital de licitação. O ato, que possibilitará a contratação da empresa responsável pelo empreendimento, ainda não tem dia previsto, mas, conforme repassado aos vereadores, ocorrerá em Passo Fundo, e contará com a presença do secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen.

Conforme o vereador Alex Necker, para a finalização do processo licitatório restam duas etapas. Enquanto uma dispõe sobre quesitos técnicos da obra, a outra se refere à ordem jurídica e precisa da apreciação da Procuradoria Geral do Estado. Quanto à ampliação da verba, que já estaria assegurada pela União, Necker explanou que o aporte financeiro foi necessário após uma revisão de planejamento, fazendo com que a obra totalize R$ 55 milhões. O vereador Paulo Neckle, que liderou os movimentos na Câmara, em prol do aeroporto, celebrou as notícias e lembrou que a união das lideranças locais ainda é imprescindível no processo.

A informação vem pouco mais de dois meses após a assinatura do Termo de Compromisso entre o Estado e o Governo Federal, realizada no dia 06 de dezembro do último ano. A expectativa é de que o aeroporto seja entregue remodelado até o ano de 2020.