APAC

Instalação da sede da APAC é discutida em reunião na Câmara

A Câmara de Vereadores sediou nesta quinta-feira (14) uma reunião que tratou da instalação da sede física da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Passo Fundo. O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Rigon (PSDB) recebeu a comissão responsável pela implantação da sede da entidade.

A APAC é uma instituição de execução penal destinada a executar sentenças condenatórias nos três regimes: fechado, aberto e semiaberto. Porém, diferentemente do presídio tradicional, executado diretamente pelo Estado, é uma entidade privada, denominada Centro de Recuperação.

Embora a diretoria da APAC Passo Fundo não esteja constituída formalmente, seus integrantes já vêm atuando na obtenção do local para instalar o novo modelo prisional e a capacitação dos voluntários.

Para o promotor de Carazinho, João Paulo Cardoso, a sede do Patronato, com 90 hectares, seria o local adequado, como forma de consenso entre a comunidade de Passo Fundo para a instalação do Centro de Recuperação. “A sede do Patronato foi citada como a melhor alternativa e tendo definindo isso, conseguiríamos antever para não muito longe o funcionamento da APAC aqui”, afirma o promotor.

De acordo com o presidente da APAC Passo Fundo, Vinícius Francisco Toazza, a entidade se diferencia principalmente pela metodologia de funcionamento. No caso, o apenado tem responsabilidades e tarefas a cumprir no cotidiano do local. Por fatores como estes, o índice de reincidência é de apenas 8%, enquanto no sistema tradicional, oscila entre 70 e 80%.

Na próxima semana, dia 22, será realizado um novo encontro na Câmara entre membros da APAC e da Fundação Educacional da Criança e do Adolescente (FECA), para dar início às avaliações sobre a utilização do imóvel. Posteriormente, será realizada uma visita à APAC de Barracão (PR) para que os membros da instituição de Passo Fundo conheçam uma unidade em funcionamento.

Também estiveram presentes no encontro, o vereador Márcio Patussi (PDT) e o assessor da Secretaria de Educação de Passo Fundo, Fernando Carlos Bicca.

Foto: Comunicação Social/Câmara de vereadores