Moção de Apoio aos novos bombeiros é aprovada

A Sessão Plenária desta quarta-feira (10) teve como destaque a apreciação de uma Moção de Apoio aos aprovados no concurso para Soldado Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul, protocolada recentemente pelo vereador Valdecir de Moraes (PSB).

O documento foi aprovado em Plenário, tendo em vista que consiste em dar suporte à Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS), entidade representativa dos oficiais e praças Bombeiros Militares. O objetivo é sensibilizar a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul a acelerar a convocação dos trezentos candidatos aprovados no último concurso para soldado.

A Moção também requer a convocação dos excedentes aprovados, para suprir o efetivo do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS), que hoje, segundo o texto, se encontra com um déficit de aproximadamente 860 soldados. O documento tramitou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve como relator o vereador Patric Cavalcanti (DEM), recebendo parecer favorável ao acolhimento.

O Líder do Governo na Câmara, vereador Alex Necker (PCdoB) parabenizou a iniciativa do vereador Valdo, considerando essencial o encaminhamento da Moção, além de enaltecer a observação do proponente quanto à defasagem de pessoal na corporação. “Este documento trata de uma representação importante para o Parlamento. Quando pedimos a inclusão dos excedentes, mostramos grande atenção ao problema do efetivo dos bombeiros”, enaltece. Ele ainda reforça a oportunidade, lembrando de que a presença do Corpo de Bombeiros será necessária em locais como o aeroporto Lauro Kortz, cujas obras de ampliação começarão em breve. “Logo serão iniciadas as obras de ampliação de nosso aeroporto. A presença dos bombeiros no local será necessária. Então, é fundamental que o efetivo seja reforçado”, ressalta.

O vereador Saul Spinelli (PSB) também defendeu o encaminhamento da Moção de Apoio na tribuna. Ele frisou a grande relevância que Passo Fundo possui em diversos aspectos nos níveis estadual e nacional, além de enfatizar a necessidade do reforço do efetivo no município, considerando fundamental o envio do documento ao governo do estado. “Nossa preocupação é que tenham mais soldados que possam servir à comunidade. Nosso Corpo de Bombeiros está com equipe defasada. Embora cumpra muito bem seu papel, ele precisa de mais material humano”, salienta.

Fotos: Comunicação Social/Câmara de vereadores