PROJETO DE LEI

Gleison propõe instituição de Carteira de Vacinação Eletrônica no município

Com o propósito de facilitar o atendimento nas unidades de saúde à população, agilizando o acesso aos dados, o vereador Gleison Consalter (PSB) protocolou um Projeto de Lei onde propõe a implantação da Carteira de Vacinação Eletrônica em Passo Fundo.

A proposta consiste na informatização dos dados referentes à vacinação de cada pessoa, armazenando as informações em um banco de dados, via internet, que deverá ser atualizado pelos agentes de saúde a cada vacinação. As informações contidas estarão disponíveis tanto para as unidades de saúde quanto à população.

Segundo o texto da matéria, a Secretaria Municipal de Saúde se responsabilizará pela criação do sistema de armazenamento destas informações sobre a vacinação. O setor também coordenará um treinamento aos profissionais, para que eles sejam encarregados da atualização do sistema. O documento rege que este programa não substitua a carteira de vacinação física vigente. Ou seja, a pessoa deve seguir portando sua documentação em futuro caso de ser vacinada.

Conforme a justificativa da proposta, além de facilitar a vida das pessoas, considerando que a perda da carteira física pode ocorrer eventualmente, a instalação da carteira eletrônica visa aprimorar o controle municipal de vacinação, deste modo, causando um efeito de redução de gastos por aplicações indevidas.

O vereador entende que a proposição representa uma possibilidade de avanço na saúde municipal, pois além da agilidade no acesso aos dados e do melhor gerenciamento de ações e serviços de saúde, servirá como instrumento de auxílio à comunidade. “Este projeto facilitará a vida dos cidadãos, que muitas vezes ficam sem saber o que fazer por não encontrar este documento e acabam se imunizando várias vezes da mesma enfermidade. Assim, proporcionará uma melhoria considerável na qualidade do atendimento”, ressalta.

Foto: Comunicação Social/Câmara de vereadores