DOAÇÃO DE SANGUE

Legislativo busca incentivar a Doação de Sangue

No sexto mês do ano, a Câmara de Vereadores está engajada na Campanha Junho Vermelho. Ela surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e chamar a atenção das autoridades e entidades privadas para fomentar e promover ações que contribuam a captação de doadores.

A doação de Sangue deve ser incentivada desde cedo, para que os jovens se tornem adultos sensíveis a auxiliar as pessoas que sofrem pela falta de sangue. Os hemocomponentes sanguíneos são usados em procedimentos de alta complexidade como cirurgias cardíacas, transplantes, politraumas graves, pacientes em tratamento contra o câncer, que precisam de sangue durante o tratamento.

De acordo com responsável pelo setor de captação do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, atualmente o Hemocentro atende 147 municípios na região. “Através de contrato, fornecemos sangue para 46 hospitais, afirmou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde é necessário de apenas 3% da população seja doadora regular de sangue para abastecer os estoques e não sofrer desabastecimento.

Critérios para doar

Estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas, ter idade entre 16 e 60 anos para a primeira doação. Menor de idade deve estar acompanhado do responsável legal. Quem já é doador pode doar até os 69 anos. O doador também deve estar alimentado e apresentar documento oficial com foto.

O atendimento no Hemopasso é de segunda a sexta-feira das 8 às 14h30min, com agendamento prévio pelo fone 54 3311-1427.

Arte: Comunicação Social/Câmara de Vereadores