GRANDE EXPEDIENTE

João dos Santos destaca projetos de seu mandato e homenagem a ex-atletas

O vereador João dos Santos (PSDB) fez uso da tribuna no Grande Expediente durante a sessão desta segunda-feira (1). O parlamentar apresentou algumas ações, projetos e pedidos da comunidade intermediados por ele e atendidos pelo município, além de outros que ainda aguardam pelas soluções do Executivo. Além disso, ele homenageou os ex-jogadores Clodoaldo de Oliveira, o Ernestina, e Felipe Mendes da Silva, ambos destaques do futebol passo-fundense e com notória carreira nacional e internacional.

Adoção de lixeiras

João dos Santos também lembrou a recente aprovação do Projeto de Lei de sua autoria “Adote uma lixeira e jogue limpo com a cidade”. A proposta permite ao município estabelecer parcerias com empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção das lixeiras nos logradouros públicos com direito a publicidade nas mesmas. De acordo com o projeto, as lixeiras poderão ser instaladas em frente ao estabelecimento do interessado ou em qualquer outro local de sua escolha. O projeto visa preservar a limpeza, incentivar a reciclagem, garantir um bom estado de conservação das áreas de lazer e ruas.

Lista de Medicamentos

O vereador ainda elaborou um Projeto de Lei para que seja fixada e divulgada a lista de medicamentos disponíveis e os que estão em falta na rede pública municipal de saúde. Ele ainda está tramitando na casa. A proposta é de que esta lista esteja disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos hospitais públicos e no endereço eletrônico oficial da prefeitura. Segundo o parlamentar, a ideia é evitar transtornos para a comunidade e manter uma transparência no serviço público.

Banco de materiais ortopédicos

Também está tramitando na Casa um Projeto de Lei, de autoria do parlamentar, que dispõe sobre a criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos em Passo Fundo. O projeto é reunir materiais ortopédicos usados ou novos doados pela comunidade, tais como cadeira de rodas e de banho, muleta, andador, bengala, cama hospitalar, tipoia, prótese, entre outros. Os materiais seriam destinados exclusivamente ao atendimento dos casos encaminhados através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Inclusive este trabalho eu faço com uma equipe de voluntários há mais de 30 anos, através das rádios que trabalhei e ainda trabalho ajudando o povo, mas com este serviço será expandido e feito por um órgão ligado a assistência social do município e com certeza muito mais pessoas serão ajudadas”, salientou.

Semana da Música Gaúcha

Na área da cultura, o parlamentar, em conjunto com o vereador Luiz Miguel Scheis (PDT), apresentou um Projeto de Lei que institui a Semana da Música Gaúcha no município de Passo Fundo. A comemoração seria anual na semana do dia 22 de novembro. O objetivo é incentivar e apoiar os músicos passo-fundenses e descobrir, fomentar, reunir e premiar talentos artísticos locais.

Homenagens

João dos Santos, ao fim de seu espaço, prestou homenagem aos ex-jogadores de futebol Felipe Mendes da Silva e Clodoaldo de Oliveira, o Ernestina. Eles foram homenageados com o Diploma de Honra ao Mérito, por terem levado o nome do município ao Brasil e a vários continentes devido a suas atuações.

Ernestina jogou em vários clubes do Rio Grande do Sul, do Brasil e de fora do país. O atleta foi destaque no futebol asiático e nos Emirados Árabes, tendo iniciado a carreira no Esporte Clube Passo Fundo e encerrado no Esporte Clube Gaúcho.

Felipe Mendes da Silva, o craque Felipe, assim como Ernestina, iniciou no Esporte Clube Passo Fundo e jogou em diversos clubes nacionais e internacionais. Colecionou passagens por clubes de nível nacional, como Vitória, Ituano, Figueirense, Náutico, além de um período de sucesso no Goiás. Em nível internacional, obteve destaque no Vicenza, da Itália.

Foto: Comunicação Social/Câmara de vereadores