SESSÃO SOLENE

Corpo de Bombeiros de Passo Fundo recebe honraria no Parlamento

Na tarde desta quarta-feira (3) o Plenário Sete de Agosto sediou a Sessão Solene onde o Legislativo Municipal, a pedido da Mesa Diretora, homenageou o Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo pelos 70 anos de fundação e atuação no município. Oficiais e soldados da corporação, além de membros do Executivo e da comunidade, estiveram presentes para prestigiar a solenidade.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Rigon (PSDB), no início de seu pronunciamento na tribuna, destacou a relevância da instituição, pela confiança que conquistou junto à sociedade passo-fundense. Representando o Parlamento na homenagem, ele lembrou da prestação de serviços feita pela entidade, além da data do Dia do Bombeiro, comemorado em 2 de julho, desde 1856, sendo este o mote da homenagem.

O parlamentar fez uma recuperação histórica desde os primórdios do Corpo de Bombeiros em Passo Fundo, culminando em sua inauguração, que se deu no dia 26 de dezembro de 1949. Dentre os momentos marcantes da 7ª BBM, Rigon pontuou sobre o dia 20 de dezembro de 1951, quando foi inaugurada a sede oficial da instituição na rua Independência, onde segue instalada até os dias de hoje.

Além da menção de atuações marcantes na cidade ao longo dos 70 anos de existência, o presidente do Legislativo fez uma homenagem especial ao Sargento Gilmar Garcia Xavier da Rosa, que serve ao Batalhão desde 1982. No entanto, havia se aposentado há poucos anos, mas voltou à ativa, para seguir prestando seus serviços à instituição. Como forma de reconhecimento, representando a corporação, recebeu um diploma de Rigon, em nome do Legislativo.

Antes do ato da entrega da placa de Honra ao Mérito, o vereador ainda salientou a realização de trabalhos sociais por parte da entidade, ensinando a muitas crianças e jovens sobre o ofício do bombeiro militar. Ao fim de seu discurso, ele sublinhou características que representam a profissão e a corporação, direcionando a fala aos soldados e oficiais presentes. “Vocês trabalham diariamente com amor e determinação, sempre desempenhando suas funções com muita coragem pela comunidade, com determinação, fé e acima de tudo, o amor ao próximo. Parabéns pela trajetória e pelos 70 anos de dedicação”, concluiu.

O Comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) em Passo Fundo, Ten. Cel. Alexandre Pires Bittencourt representou a entidade na tribuna, ressaltando primeiramente a constância no desempenho das funções no decorrer do tempo, desde a inauguração. Ele também mencionou o destaque dado ao Sargento Gilmar, que segundo o major, deixou a todos muito sensibilizados.

Bittencourt ainda destacou sobre o trabalho desenvolvido por todos da corporação ao longo do tempo, ser fruto de uma intensa ação focada em uma forte preparação, para todos os níveis de ocorrências, incluindo a prevenção até o combate a incêndios e os resgates em “sinistros”, ou situações de maior risco. Ele finalizou sua fala reforçando o agradecimento pela homenagem e que a população siga confiando na instituição. “Estamos preparados para seguir servindo à comunidade com todo o amor, dedicação e coragem pelos próximos 70 anos”, declarou.

Momento Cultural

Logo após a entrega da placa de condecoração ao 7º BBM, ocorreu o Momento Cultural protagonizado pelo músico e compositor Osvaldir Souto, junto do acordeonista Tonho Junior. Eles executaram as canções “Vida de Bombeiro”, que foi composta por Álvaro Maus e Luiz Carlos Balsan, sendo tema integrante do repertório de Osvaldir com seu ex-parceiro Carlos Magrão, bem como “Querência Amada”, composição de Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.

Foto: Comunicação Social/Câmara de Vereadores