GRANDE EXPEDIENTE

Eloí Costa alerta sobre preservação do meio ambiente

O Grande Expediente desta quarta-feira (3) foi ocupado pelo vereador Eloí Costa (MDB). O parlamentar falou sobre política, mas fez principalmente um alerta sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. A preocupação do vereador é com o futuro das próximas gerações.

Eloí Costa falou que a ação precisa ser urgente para reverter a atual situação de degradação da natureza. Segundo o vereador, já existe uma corrente mundial de preocupação das autoridades com o tema, a exemplo do que pode ser visto no último encontro do G-20 na semana passada em Osaka, no Japão. No encontro dos líderes dos países mais ricos do mundo, o governo brasileiro foi cobrado pelo aumento do desmatamento na Amazônia.

“Mas eu também vejo uma preocupação das pessoas comuns com os problemas como poluição e desmatamento, são cidadãos que querem salvar o planeta”, enfatizou. Há várias atitudes prejudiciais que já foram eliminadas como a capina química. “Mas precisamos conter o desmatamento, principalmente na Amazônia; preservar áreas importantes como os banhados, muitas vezes encobertas pelas construções; e a manutenção da mata ciliar dos rios que vem sendo cortada para dar espaço ao plantio de culturas como a soja”, afirmou Eloí.

O parlamentar falou ainda da poluição do ar e trouxe dados de uma pesquisa segundo a qual 92% dos moradores do planeta já não respiram ar limpo. “Isto tem uma consequência direta na vida e na saúde das pessoas, provoca doenças como asma, bronquite e até câncer. Só no Brasil cinquenta mil pessoas morrem por ano devido à qualidade do ar”, alertou.

O vereador mostrou ainda fotos que sobre a problemática do lixo sem destino correto que muitas pessoas jogam em vários pontos de Passo Fundo formando lixões irregulares. Ele também denunciou o uso incorreto dos contêineres que servem para a separação do lixo. Eloí divulgou um trabalho de mutirão que realiza junto com a comunidade no bairro Hípica para recolhimento do lixo nas ruas e áreas de convivência.

MDB

O parlamentar também usou o espaço para falar sobre política. Ele elogiou a conduta dos membros do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Passo Fundo. “Todos os partidos tem seus problemas isolados, mas as virtudes aqui no município são muito maiores e me enchem de orgulho de pertencer a este partido”, garantiu.

Eloí elogiou a trajetória política do vice-prefeito e colega de partido João Pedro Nunes. “Este é um grande nome que vou defender como candidato a prefeito do município em 2020, é um nome que a população pode confiar que fará um excelente trabalho”, observou.

Luciano Azevedo

O vereador falou ainda sobre o atual prefeito Luciano Azevedo que conta com o apoio do MDB, “sou da base do governo e não me arrependo, pois conheço o trabalho que ele faz na cidade, claro que tem ainda muitas coisas a fazer, mas já vai deixar um grande legado de ações e obras como creches, escolas, unidades básicas de saúde, ciclovias, uniforme escolar, reforma e revitalização de parques e praças, Programa “Meu bebê, meu tesouro” e a menor taxa de mortalidade infantil, entre outros”.

Eloí lamentou ainda a conduta de muitas pessoas que usam as redes sociais para fazer crítica pela crítica e concluiu com uma frase do filósofo Mário Sérgio Cortella: “A vida é curta para ser pequena”.

Foto: Comunicação Social/Câmara de Vereadores