TRIBUNA POPULAR

Instituto Histórico homenageia Passo Fundo

O Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) realizou uma homenagem para o Município pela passagem dos 162 anos, na tarde desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal.

No espaço da Tribuna Popular, o historiador Fernando Miranda, presidente da Instituição, realizou um breve resgate histórico da cidade ao lançar a exposição “Passo Fundo 162 anos de História”.

A mostra formada por parte dos mais de 30 mil documentos que formam o acervo, ficará em exposição no hall de entrada da Câmara e no Plenário Sete de Agosto, até o final deste mês.

A exposição retrata a evolução urbana, social e econômica do município por meio de relatórios, fotografias, painéis e objetos históricos. Um exemplo é o código de posturas, redigido no ano de 1884, que regulava Passo Fundo na época de sua emancipação, por volta da metade do século 19.

Miranda fez relatos sobre os costumes dos habitantes, a área territorial, os nomes espontâneos dados pelos moradores aos lugares, bem como a organização política, o primeiro ciclo econômico e as diversões da comunidade. Pelo mapa, segundo Miranda, pode-se concluir que o núcleo urbano tinha cerca de 36 casas e 370 pessoas.

“O mapa da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo indica que a vila se formou afastada da Igreja Matriz. O município tinha aproximadamente 8 mil pessoas e 24 mil quilômetros quadrados. Não existia prefeito ou intendente, a autoridade era o presidente da Câmara, os habitantes da vila que ia da rua Dez de Abril às cercanias da Sete de Setembro, viviam da erva-mate e a diversão era o carteado, o piano e as carreadas”, afirmou.

Parte dos registros abordados pelo estudioso foram extraídos da obra “Anais da História de Passo Fundo”, de Antonino Xavier. O presidente do Instituto também mencionou os nomes de ruas do livro de registros da primeira Sessão da Câmara de Vereadores, realizada em 26 de maio de 1858 e ainda fatos relativos ao 1º Centenário de emancipação de Passo Fundo, que ocorreu em 1957.

De acordo com o curador da Exposição, o historiador Djiovan Carvalho, juntamente com o município, a Câmara de Vereadores comemora 162 anos de existência. “A instalação do município ocorreu em Sete de Agosto de 1857, a partir do desmembramento de Cruz Alta, com a posse da Câmara Municipal de Passo Fundo e como presidente e administrador do município, o comerciante Manoel José d’Araújo. Além disso, o Instituto Histórico de Passo Fundo também completa neste ano, seis décadas e meia de fundação”, declarou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Rigon (PSDB), agradeceu a parceria com o Instituto Histórico para a realização da mostra e convidou a comunidade para prestigiá-la. “É muito importante o trabalho do Instituto Histórico para a preservação da memória e da história de Passo Fundo”, relatou.

Foto: Comunicação Social / Câmara Municipal