TRIBUNA POPULAR

Hospital de Clínicas completa 105 anos em Passo Fundo

O Hospital de Clínicas (HC) foi destaque no espaço da Tribuna Popular nesta segunda-feira (2). O diretor do HC, Luciney Bohrer, falou sobre a importância da instituição para a área da saúde de Passo Fundo e região. O administrador pediu ajuda dos vereadores para busca de recursos. A solicitação para a Tribuna Popular foi do vereador Marcio Patussi (PDT).

O pedido para a realização da fala de Bohrer serviu também para sensibilizar a comunidade na busca de recursos para qualificação da rede de atendimento, com um projeto de renovação do parque tecnológico que contemple a compra de novos equipamentos e a ampliação dos serviços oferecidos.

De acordo com Bohrer, o hospital já vem construindo áreas físicas para ampliar serviços como hemodiálise, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, Centro Cirúrgico e UTI Cardiológica, além da ampliação do serviço de diagnóstico por imagem, implementação de novos leitos e elevação na capacidade de atendimento.

Ele explicou que seriam necessários R$ 27 milhões para a revitalização do parque tecnológico. “Cada vez que você vai fazer um exame dentro do hospital tem uma tecnologia embarcada, um equipamento com uma tomografia. Por exemplo, ou uma ressonância, tem um valor de R$ 4 a 6 milhões. Esses equipamentos de grande porte que nós estamos projetando para os próximos cinco a dez anos serem trocados e adquiridos ou colocados um serviço novo”, afirmou.

Bohrer pediu a colaboração dos vereadores para que ajudem na busca de recursos federais. “Os recursos estão mais em Brasília, por isso nós precisamos que a base, que são os vereadores nos ajudem na busca desses recursos lá em Brasília. Pedimos que trabalhem em emendas da bancada gaúcha e em emendas individuais”, ressaltou.

Logo após o espaço utilizado pelo diretor da instituição, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Rigon (PSDB), elogiou o trabalho realizado por Bohrer e equipe, além de colocar a Casa à disposição.

Patussi reforçou o pedido do diretor do HC para que os colegas vereadores lembrem, sobretudo, sobre este mês de setembro ser o período de definição do percentual das emendas impositivas destinadas a saúde. “Recurso tem, dinheiro tem, o que falta é justamente esse apelo dos vereadores aos seus deputados. E dizer que a nossa bancada já está trabalhando com os três deputados federais para buscar recursos ao Hospital de Clínicas”, salientou.

Hospital de Clínicas

A trajetória do Hospital de Clínicas completou 105 anos em 20 de julho de 2019, unificando a experiência no atendimento em saúde e inovação contínua dos processos e serviços.

Reconhecido pela excelência na prática assistencial, médica e gestão, o Hospital de Clínicas é a primeira instituição médico-hospitalar de Passo Fundo. Fundada em 1914, a instituição é referência para o atendimento de média e alta complexidade para municípios do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina.

O Hospital de Clínicas compreende uma área de abrangência de 147 municípios, quatro coordenadorias regionais de saúde e uma população de um milhão e 205 mil pessoas. Em 2018, o Hospital realizou 20 mil internações, sendo oito mil passo-fundenses.

Foto: Comunicação Social / Câmara Municipal