CONSULTA POPULAR

Câmara disponibiliza acesso à Consulta Popular

Começou nesta quarta-feira (4) o processo de votação da Consulta Popular 2019, que definirá as prioridades de investimento do orçamento do governo do Estado do Rio Grande do Sul para o próximo ano. A Câmara de Vereadores colocou à disposição um computador no hall de entrada da Casa para pessoas sem acesso à internet poderem votar.

Na região que abrange Passo Fundo, o pleito é organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Produção (Corede). Nesta edição, o procedimento é inteiramente digitalizado e apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul estão habilitados a votar.

Para participar, a pessoa precisa estar com o título de eleitor no momento em que acessa o site www.consultapopular.rs.gov.br. Caso não o tenha, o próprio site permite a pesquisa diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A cédula de votação oferece três opções de projetos elencados pela assembleia regional do Corede. Quem votar, deverá escolher apenas um dos três projetos: aquisição de insumos agrícolas para recuperar a fertilidade do solo, qualificação da pastagem, ou o melhoramento dos rebanhos.

A presidente do Corede/ Produção, Munira Awad, explicou sobre a agricultura familiar ser a área contemplada para as votações nesta edição. “Este ano as iniciativas contemplam ações de fomento à agricultura familiar. Para Carazinho, Passo Fundo e Marau, que são os municípios maiores. Com isso, o recurso será canalizado para a Feira do Produtor”, afirmou.

A Consulta Popular é uma importante ferramenta de participação direta da população na escolha da destinação dos recursos públicos, fortalecendo a participação democrática e regional. O empresário Edevilson José dos Santos, que aproveitou o computador disponibilizado pelo Legislativo para votar, acredita nos resultados da eleição. “A opção escolhida vai colaborar com a qualidade na produção de alimentos e com a conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos”, observou.

A participação da população é decisiva para que seja alcançado o coeficiente necessário que garanta o investimento das prioridades.

Foto: Comunicação Social / Câmara Municipal