GRANDE EXPEDIENTE

Meireles presta contas e realiza homenagens

O vereador Evandro Meireles (PTB) destacou o trabalho desenvolvido em sua legislatura no Grande Expediente desta segunda-feira (9). Na tribuna, o parlamentar citou a visita à Brasília em busca de recursos para serem aplicados em melhorias na infraestrutura do município. Ele também fez homenagens a Invernada Mirim do CTG Moacyr da Motta Fortes e a um bombeiro militar por recente ato de bravura.

Em Brasília, no encontro com o presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, Meirelles solicitou ajuda em demandas relacionadas a um projeto de saneamento rural. Em visita ao deputado federal Maurício Dziedricki, também reivindicou emendas, e teve a resposta do parlamentar, afirmando que irá direcionar mais recursos para Passo Fundo.

Meireles lembrou que o deputado Maurício já destinou R$ 420 mil para Passo Fundo, parte do valor para o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes e outra parte para a Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (APAE).

O vereador relatou sobre sua estada recente em Porto Alegre, onde presenciou o início dos Festejos Farroupilha e o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Gaúcha. Nos eventos em que participou teve a oportunidade de se aproximar de diversos representantes do Governo Federal, como o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão e o Ministro da Justiça, Sérgio Moro. Ele também esteve com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o vice-governador do Estado, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual, Luis Augusto Lara e o deputado federal, Marcelo Van Hattem.

Em visita a alguns bairros da cidade, Meireles comentou sobre o seu acompanhamento a diversas obras. Ele sublinhou o Loteamento José Alexandre Zachia, quando anunciou a segunda etapa da canalização, em que diversas ruas serão contempladas. Além disso, salientou o trabalho voluntário desenvolvido no local pela Assistência Social Leão XIII, que deve ser retomado após a revitalização do local.

Entre as melhorias constatadas, o parlamentar enalteceu a sinalização de trânsito em frente à Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Estrela da Manhã. Bem como o reforço na pintura da faixa de segurança, localizada no cruzamento das ruas José Bonifácio e João de Cesaro, na Vila Rodrigues, dando mais segurança para a comunidade escolar.

Meireles relatou sobre ter representado o Legislativo na entrega de uma ambulância para o município, adquiridas com recursos próprios e que vai beneficiar a toda a população. Por fim, divulgou o VI Carreteiro da Família, evento organizado pela Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) José Antonio Falcão, do bairro São Luiz Gonzaga, em que todo o lucro adquirido será revertido em obras para a escola.

Homenagem a Bombeiro por ato de bravura

Um fato marcante aconteceu na vida do soldado Matheus Rosa Machado, do Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho.  Na noite do último dia de 5 de agosto, ele recebeu um chamado da mãe de um bebê de um mês que havia se engasgado enquanto dormia.

Uma ação rápida de Matheus e do sargento Luis Paulo Teixeira Guimarães, ao receberem o chamado, se deslocando até a residência, fez com que eles salvassem a vida do bebê. Matheus explicou que quando chegaram ao local, a criança estava engasgada e roxa. “Chegamos lá e ele estava severamente cianótico. Com manobras respiratórias, conseguimos salvar a vida do bebê”, lembrou.

A atitude dos soldados, que muitas vezes não recebem os salários em dia, de acordo com Meireles, foi um ato de bravura. “O parlamento presta esta homenagem a eles que não mediram esforços para realizar esta ação”, finalizou.

Homenagem a Invernada Mirim do CTG Moacyr da Motta Fortes

Por ser o mês do gaúcho, Meireles ainda prestou uma homenagem à Invernada Mirim do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Moacyr da Motta Fortes. A justificativa foi o primeiro lugar conquistado pelos integrantes no Enartinho 2019, em sua categoria, evento que aconteceu em Marau.

A competição garantiu a vaga para que a equipe da entidade localizada no bairro Vera Cruz participasse da Festi Mirim, que aconteceu em Santa Maria, entre os dias 26 e 28 de julho. Eles representaram Passo Fundo e a 7ª Região Tradicionalista com o grupo formado por 16 pares de dançarinos.

Foto: Comunicação Social / Câmara Municipal