AGROINDÚSTRIAS

Câmara provoca reunião para discutir abatedouros interditados

A Comissão de Patrimônio e de Desenvolvimento Urbano e do Interior (CPDUI) realizou a reunião semanal na manhã desta quarta-feira (11) no Plenarinho da Câmara Municipal. Nesta oportunidade, os vereadores receberam produtores rurais e proprietários de agroindústrias e abatedouros que alegam passar por problemas na fiscalização. A causa seriam as constantes alterações nas exigências legais para o abate e processamento de produtos de origem animal, especialmente as adequações necessárias exigidas pelo decreto estadual nº 53.304/16, da Secretaria de Saúde do Estado.

Compareceram à reunião donos de quatro abatedouros que foram interditados este ano. Eles relataram que as mudanças são exigidas constantemente e os prazos são exíguos para que os produtores consigam recursos para fazer as adequações.  A produtora rural Salete Werlang se emocionou ao relatar o fechamento das atividades depois de 25 anos de atuação neste ramo. “Ninguém é contra a fiscalização, mas ela tem que ter regras claras e precisamos de incentivos para poder atender todas as exigências. As agroindústrias familiares não são grandes empresas, não tem condições de arcar com altos investimentos”, desabafou.

As interdições estão afetando diretamente a Feira do Produtor no Parque da Gare. “Temos uma feira excelente há três anos, foram investidos lá dois milhões de reais e não temos mais venda de produtos de origem animal devido a estas interdições”, alertou o vice-presidente da Feira, Mércio Michel.

O presidente da CPDUI, vereador Luiz Miguel Scheis (PDT), falou sobre o impacto das interdições. “Há anos a luta é para manter os produtores no campo e agora eles estão se vendo obrigados a deixar as atividades que, só na Feira do Produtor, impacta em 460 produtores”, explicou.

A CPDUI está convocando uma reunião para aprofundar o assunto no próximo dia 25 de setembro, às 10h, na Câmara. Serão convidados os responsáveis pelas fiscalizações municipal e estadual, representantes do Ministério Público, além de produtores e proprietários de agroindústrias e abatedouros.

Também participaram da reunião os vereadores Ronaldo Rosa (SD), Aristeu Dalla Lana (PTB), Claudio Rufa Soldá (PP), Renato Tiecher (PSL) e Alex Necker (PCdoB).

Foto: Comunicação Social/Câmara Municipal