OUTUBRO ROSA

Câmara engajada na Prevenção ao Câncer de Mama

A Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo está inserida na campanha “Outubro Rosa”. O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo e responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres.

São cerca de 1700 mil novos diagnósticos a cada ano no mundo, quase 60 mil no Brasil e mais de 5 mil no estado do Rio Grande do Sul.

A prevenção do câncer de mama não é totalmente inevitável, mas estima-se que por meio de uma alimentação saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e com a prática regular de exercícios físicos, impulsiona o estimulo a prevenção, reduzindo os riscos de desenvolver a patologia.

Segundo o Registro Hospitalar do Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que traz dados de 2016, o câncer de mama é a neoplasia mais frequente nas mulheres atendidas no hospital. Foram 349 novos casos só naquele ano.

Foram constatados diversos avanços no tratamento da doença, mesmo havendo uma baixa procura para a realização de mamografias na rede pública. Este índice reduzido de exames pode ser um dos fatores que vem contribuindo para o aumento do número de diagnósticos, por isso a importância da realização do auto-exame.

Hospital São Vicente de Paulo

Durante o mês, o hospital estará realizando atividades com foco na prevenção, em parceria com o Passo Fundo Shopping, onde foi criado um espaço especial para orientações, chamado Espaço Rosa, que fica no piso 2.

De segunda a sexta-feira, o Espaço Rosa contará com informativos sobre prevenção do câncer de mama, um espaço para fotos com laços alusivos ao outubro rosa, campanha de doação de lenços para as pacientes em tratamento de câncer, além de um sorteio de camisetas do Outubro Rosa do HSVP para quem colocar o nome da urna.

Já aos sábados, das 10h às 20h, e aos domingos, das 11h às 20h, profissionais do Centro de Imagem da Mama (CIM), Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer, UPF, Prefeitura Municipal e Escola de Enfermagem, estarão no Espaço Rosa para informar e tirar dúvidas sobre a doença.

Hospital de Clínicas

Já o Hospital de Clínicas (HC) e o Bella Cittá Shopping promoverão a campanha “Rosas da Vida”, que retrata a história de mulheres que enfrentam a doença.

Durante todo o mês de outubro, estarão expostos nos corredores do Bella Cittá Shopping os depoimentos de mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama. Em algumas das peças os rostos serão substituídos por espelhos, chamando a atenção para o mote da campanha: “E se fosse com você? ”.

A comunidade também poderá participar da campanha doando lenços às pacientes do Centro de Oncologia do Hospital de Clínicas, no posto de coleta para doações localizado no primeiro andar do Bella Cittá Shopping, durante o mês de outubro.

Nos locais onde estão localizadas as peças da campanha, serão oferecidas orientações de saúde e prevenção do câncer pela equipe do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer incluindo profissionais do próprio hospital, da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As orientações de saúde ocorrerão todos os sábados do mês de outubro (dias 5, 12, 19 e 26), das 10h às 20h no Bella Cittá Shopping.

Arte Comunicação Social / Câmara Municipal