GRANDE EXPEDIENTE

Patric cobra soluções para Perimetral Sul e apresenta ações do mandato

A Sessão Plenária desta segunda-feira (7) teve como orador do Grande Expediente o vereador Patric Cavalcanti (DEM). O parlamentar fez uso do espaço para apresentar atos de seu mandato em áreas como saúde, educação e segurança, manifestar sua preocupação com o alto índice de acidentes na Perimetral Deputado Guaraci Marinho, além de prestar reconhecimento a um oficial da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, natural de Passo Fundo.

Perimetral Deputado Guaracy Marinho

Um dos pontos tratados por Patric na tribuna foi o trânsito na Perimetral Deputado Guaracy Marinho, no qual ele manifestou grande preocupação, devido ao alto número de acidentes registrados nos últimos tempos, vários deles fatais. Segundo o vereador, a situação é alarmante pois o índice de ocorrências vem aumentando nos últimos anos.

Ele relatou estar desde 2015 solicitando melhorias para esta rodovia, tais como sinalização, acostamento, redutores de velocidade, melhorias nos trevos e acessos, instalação de semáforo, no trevo da Santa Marta e passarela na Vila Jardim. O parlamentar fez um apelo às autoridades competentes, como o governo estadual e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), para que providências urgentes sejam tomadas. Patric completou a fala sobre o tema lembrando de interceder pela causa em encontros anteriores, cujas tratativas seguem em aberto. “Inúmeras reuniões ocorreram em Passo Fundo e Porto Alegre, mas nada foi feito. E nestas idas e vindas, muitas vidas foram ceifadas, por incompetência, negligência ou, mais grave, descaso das autoridades”, apontou.

Patric ainda frisou seguir tratando deste assunto, apresentando as devidas reivindicações. Ele informou estar cumprindo agenda nos próximos dias em Porto Alegre, onde encaminhará um compilado de documentos e reportagens sobre o trânsito na via ao secretário extraordinário de Parcerias do Estado, Bruno Vanuzzi.

Melhorias em escolas do município

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EEEF), Coronel Sebastião Rocha, localizada no Bairro Valinhos, enfrentava problemas de segurança em situações como uso de drogas no espaço escolar, por falta de proteção ao pátio. Patric relatou ter comparecido à instituição escolar para se informar das necessidades. Ele comentou na tribuna sobre a obtenção de emenda impositiva no valor de R$ 170 mil, que viabilizou o fechamento do pátio da escola, com o apoio da Secretaria de Educação do Município. O parlamentar ainda ressaltou o apoio da Brigada Militar, através do patrulhamento e visita constante ao local, como auxílio na segurança.

Patric também citou o trabalho realizado na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Profª Lucille Fragoso de Albuquerque, no bairro Vera Cruz, que funcionava em caráter precário, tendo em vista os problemas apresentados na rede elétrica do prédio. Devido às dificuldades, os alunos eram atendidos no prédio anexo à Escola Estadual de Educação Profissional João de Césaro. O vereador relatou ter contatado a empresa que realizou as obras, de forma gratuita, que solucionaram os problemas, até que a instituição pudesse atender novamente aos alunos. O parlamentar ainda agradeceu na tribuna à equipe do Comando do 7ª Batalhão de Bombeiros Militar do RS, pelo comprometimento, empenho e agilidade em analisar o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Por meio deste plano, foi possível a acomodação dos estudantes na escola João de Césaro durante o transcorrer das obras.

Patric ainda citou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Daniel Dipp, no bairro Hípica, cujas obras de melhorias no pátio já iniciaram, aumentando o bem-estar dos alunos. O próximo passo, é construir um espaço fechado que permitiria aos estudantes usufruir do horário de recreio e intervalos. O vereador salientou a importância da realização das reformas, realizada via emenda impositiva. Patric agradeceu às direções das respectivas escolas pelo empenho, dedicação e amor, para proporcionar aos alunos um ambiente propício para que sejam desenvolvidos os estudos.

Homenagem a ex-combatente

Na parte final de seu espaço, Patric prestou uma homenagem ao 2º Tenente Delsi Branca da Luz, integrante da Força Expedicionária Brasileira. Nascido em Passo Fundo, em maio de 1925, ingressou no Exército Brasileiro em 1942, aos 17 anos de idade, no 3º Batalhão do 7ª Regimento de Infantaria, com sede em Santa Maria/RS. Em 1943, foi convocado para atuar na FEB, criada em agosto daquele ano.

Delsi participou em 1945 das batalhas na Itália, permanecendo lá durante 239 dias atuando incorporado ao 5º exército americano, enfrentando 10 divisões alemãs e três italianas. Segundo levantamentos oficiais, o saldo dos enfrentamentos resultou em aproximadamente 3 mil soldados feridos e 467 mortos. Delsi sofreu ainda um forte trauma neurológico, em razão da explosão de uma mina junto a instituição hospitalar, sendo removido à New Orleans, no estado Unidos, para conclusão do tratamento, além de pneumonia, devido às baixas temperaturas. Em outubro de 1945, retornou a Passo Fundo, sendo reformado como segundo tenente do Exército.

Patric enalteceu a importância de prestar reconhecimento a pessoas que protagonizaram eventos históricos dessa magnitude, além de reforçar um espírito de mudança para os mais jovens. “Enquanto muitos não têm esperança, estou convicto de que a mudança começa aqui, nesta homenagem a quem lutou pelo país. É fundamental que se faça esse reconhecimento para que os jovens renovem seu orgulho pelo Brasil”, declarou.

Foto: Comunicação Social/Câmara Municipal