Câmara deve garantir intérprete de libras em reuniões das comissões

A Comissão de Cidadania, Cultura e Direitos Humanos (CCCDH) recebeu na reunião semanal, na manhã desta quarta-feira (9), representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede). A pauta principal era acessibilidade no município e a falta de recursos para a manutenção dos trabalhos das entidades. Mas a ausência de um intérprete de libras, que proporcionaria o entendimento dos participantes com deficiência auditiva, mudou o rumo das discussões.

O presidente da comissão, vereador Saul Spinelli (PSB), conforme reivindicação do Compede, entendeu que não era possível discutir acessibilidade já que alguns participantes ficariam excluídos. O parlamentar se comprometeu a resolver a questão. A ideia é de que as reuniões das comissões do Legislativo passem a contar com um intérprete de libras, a língua brasileira de sinais.

“Vamos consultar a Procuradoria Jurídica da Casa para o melhor encaminhamento da contratação deste profissional, e podemos ir além, discutir também a capacitação de servidores do Legislativo que tenham interesse em contribuir para uma maior acessibilidade”, afirmou Saul.

O presidente do Compede, Fábio Flores, reconheceu que muito já foi feito na Câmara para garantir o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida como espaços especiais para cadeira de rodas nos plenários, banheiros adaptados e piso tátil. “Mas precisamos do apoio do Legislativo para cobrar e melhorar a acessibilidade a outros prédios públicos e o livre trânsito pelas ruas da nossa cidade” - completou o presidente da Apace.

Participaram da reunião representantes de cinco entidades, do Executivo, e os demais vereadores membros da CCCDH, Pedro Daneli (Cidadania), Eloí Costa (MDB), Rafael Colussi (DEM) e Rudimar dos Santos (PCdoB). Uma nova reunião será agendada com a presença de um intérprete de libras.

Foto: Comunicação Social/Câmara Municipal