ECONOMIA

Projetos de desenvolvimento pautam encontros com Ministro-Chefe da Casa Civil

A Câmara Municipal de Vereadores recebeu a visita oficial do Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na manhã desta quinta-feira (7). Ele foi recebido pelo presidente do Legislativo, Fernando Rigon (PSDB) e acompanhado também pelo vereador Patric Cavalcanti (DEM). O ministro marcou uma agenda com entidades, instituições e empresas. Dentre algumas reuniões, as pautas giraram em torno de projetos visando fomento da economia e desenvolvimento. Confira sobre cada audiência:

BSBIOS

O ministro recebeu a diretoria da BSBIOS para uma audiência. De acordo com o diretor comercial da BSBIOS, Leandro Zat, a empresa solicitou apoio para a abertura de uma estrada que ligará a indústria de biodiesel à BR-285, com acesso ao entroncamento da Embrapa Trigo.

A via de acesso pleiteada pela empresa teria a extensão de apenas 1,3 Km ligando a BSBIOS ao trevo da EMBRAPA, nos moldes de uma via ampla para tráfego pesado.

A via daria acesso ao novo distrito industrial e desafogaria o tráfego de caminhões beneficiando a todos. O ministro solicitou ao prefeito Luciano Azevedo, que acompanhou todas as audiências, um levantamento fotográfico da área para que seja agendada uma reunião de trabalho em Brasília.

Expodireto Cotrijal

Onyx Lorenzoni também recebeu a diretoria da Cotrijal. A cooperativa é a realizadora da Expodireto, uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada exclusivamente em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor. A feira reúne representantes de 70 países, representando quatro continentes.

O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, destacou que fará o lançamento da edição 2020 em Brasília, focada na área internacional, com a participação das embaixadas, do governo federal, Frente Parlamentar da Agricultura, Senado e de toda a mídia nacional para divulgar ainda mais o agronegócio do Brasil.

“Também estamos contando com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e todos os demais ministros que estarão em Brasília, no dia 04 de dezembro de 2019”, convidou Mânica.

A Expodireto será realizada de 2 a 6 de março de 2020, em Não-Me-Toque.

Acergs e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)

Outro tema tratado pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, é o novo cadastro à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Para discuti-lo, o ministro se reuniu com representantes da Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul (Acergs).

A entidade debateu detalhes sobre o DAP, uma vez que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) elaborou um novo cadastro para a agricultura familiar em junho deste ano. O presidente da entidade, Vicente Barbiero, junto de outros representantes da entidade, esteve com o ministro para tratar sobre o Pronaf e o novo cadastramento.

A pauta ainda foi ampliada para a discussão a respeito do Programa do Selo Combustível Social. Ele permite ao produtor ter acesso a alíquotas de PIS/Pasep e Cofins com coeficientes de redução diferenciados para o biodiesel, além de obter incentivos comerciais e de financiamento. Os representantes da Acergs vieram conversar com o ministro sobre a possibilidade de o agricultor familiar ter acesso ao programa, o que já ocorre com as cooperativas. Segundo Vicente, o ministro sinalizou positivamente com a possibilidade. Conforme notícia veiculada em abril deste ano, a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo já havia anunciado a intenção. No entanto, será preciso alterar o Decreto nº 5.297, de 2004, que instituiu o selo.

Vicente considerou a reunião muito produtiva, entendendo que Onyx considera a agricultura familiar muito importante para a economia regional e nacional. “O Ministro é ciente da importância da agricultura familiar e do trabalho das entidades. O Programa já foi aprovado pelo MAPA e agora vamos aguardar a tramitação, mas estamos otimistas”, declarou.

Pronaf

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do país. O Pronaf objetiva operar quatro grandes linhas de ações, sendo elas: o apoio à infraestrutura e serviços nos municípios, a capacitação e profissionalização de agricultores familiares, a negociação de políticas públicas e o crédito rural.

Foto: Comunicação Social / Câmara Municipal