CENSO 2020

Câmara sedia reunião de planejamento do IBGE

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o Censo Demográfico em todo o território nacional. Para executar esta complexa operação, o instituto precisa do apoio de toda a comunidade. Por isso, ele mobilizou na manhã desta sexta-feira (22) representantes do Legislativo, do Executivo, instituições e entidades em uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo, no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores. O presidente do Legislativo, vereador Fernando Rigon (PSDB), representou o Parlamento nesta reunião.

O objetivo desta reunião foi buscar o apoio necessário para a realização do processo censitário em todas as suas frentes, desde a divulgação do processo seletivo, passando por questões de ajuda logística, bem como a divulgação nos veículos de comunicação.

O geógrafo e coordenador da Agência Regional do IBGE em Passo Fundo, Jorge Bilhar, apresentou os dados e o formato de execução do Censo no município. Neste novo trabalho, serão levantadas questões específicas como o levantamento detalhado da comunidade indígena e quilombola.

“O Censo é sempre uma grande responsabilidade para o IBGE porque é em cima desses dados coletados que vão ser desenvolvidas ações para resolver os problemas apresentados como, por exemplo, a situação das crianças indígenas que hoje se arriscam nas sinaleiras e ruas da cidade, como pedintes ou vendendo artesanato”, destacou Bilhar.

O levantamento censitário terá início em agosto do próximo ano, sendo, ao todo, três meses de coleta de dados. O Censo abrirá oportunidades de trabalho, como para a função de recenseadores, onde serão necessárias 190 pessoas a serem contratadas através de processo seletivo, cujo edital deve ser publicado em fevereiro.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Rigon (PSDB), valorizou o trabalho de preparação da entidade e a conclamação feita junto ao Poder Público. “Entendemos que é muito importante que toda a comunidade seja preparada e sensibilizada para receber bem os recenseadores e responder as questões corretamente, pois essas informações servirão como base para o poder público e, também, para as empresas privadas. Neste sentido, o Legislativo vai se empenhar para contribuir com esse trabalho”, garantiu.

Também participaram do encontro o secretário municipal da Educação, Edemilson Brandão; o secretário municipal do Interior, Antônio Bortolotti e o secretário municipal de Habitação, Paulo César Caletti. Além destes, ainda compareceram o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (ACISA), Evandro Silva; a coordenadora do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (UPF), Luciane Bitencourt, e o representante do Sicredi, Alexandre Damásio.

Foto: Comunicação Social/Câmara Municipal