GRANDE EXPEDIENTE

Necker destaca atendimento prestado pela ACD

O Grande Expediente desta segunda-feira (25) foi de responsabilidade do vereador Alex Necker (PCdoB). O parlamentar destacou o trabalho da Associação Cristã de Deficientes (ACD) de Passo Fundo e o novo convênio firmado com a prefeitura municipal para aumentar o número de atendimentos. Segundo o parlamentar, a expectativa é zerar a atual fila de espera.

Atualmente a ACD tem capacidade para tratar 1600 portadores de deficiência por mês. “O convênio com o município vai permitir a abertura de 1100 novos atendimentos por mês. É importante mostrarmos esta ação porque a ACD é um exemplo a ser seguido, é atendimento pelo SUS de qualidade.”- destacou Necker.

A ACD foi fundada em 1982 com objetivo de buscar soluções no campo da saúde, da melhor qualidade de vida e da inclusão social das pessoas com deficiência. Atualmente, a sede da entidade está localizada no Bairro Santa Marta e atende uma população estimada em 900 mil pessoas de Passo Fundo e toda a região norte do Rio Grande do Sul.

Além dos deficientes físicos, também são atendidas na ACD pessoas com deficiência visual. Todas passam por uma triagem multiprofissional, após é oferecida a reabilitação, de acordo com a necessidade. Funciona ainda junto à associação, uma oficina ortopédica para construir próteses e órteses para os pacientes.

“Queremos acelerar os atendimentos aos passo-fundenses porque sabemos que, nestes casos, o quanto antes começar o tratamento, melhor serão os resultados da reabilitação”, acrescentou o vereador.

Prestação de Contas

Alex Necker aproveitou o Grande Expediente para fazer uma prestação de contas de ações parlamentares. O parlamentar fez um levantamento dos temas que vem levantando, acompanhando e conquistando benefícios e avanços para o município, por meio de solicitações ao Executivo. “Procuro dialogar com todos os setores da comunidade, pois é com diálogo que se constrói boas ações”, reforçou o vereador.

Alex destacou a nova esteira da Usina de Reciclagem, localizada em São João da Bela Vista, que permitirá dobrar a quantidade de material reciclado e aumentar o número de famílias beneficiadas. Além disso, o material coletado nos cinco Ecopontos de Passo Fundo também beneficiará mais famílias.

Alex acrescentou que tem prestado reconhecimento aos atendentes dos postos e unidades municipais de saúde. “Eles executam um atendimento rápido e profissional, que tem feito diferença na saúde da população, assim como o trabalho feito pelas nutricionistas da secretaria de saúde”, reforçou Necker. O vereador também acompanhou as obras de reforma do Hospital Beneficente César Santos.

Alex Necker também explanou sobre as ações na área da educação. Ele destacou a importância do ensino técnico prestado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL) e a parceria do Legislativo com a Universidade de Passo Fundo (UPF), através de uma ação da Comissão de Regularização Fundiária, para resolver o problema das famílias que vivem nos terrenos e casas sem documentação.

Desde o início do mandato, o parlamentar tem valorizado a área da cultura. Neste sentido, ele salientou o trabalho desenvolvido pelo Fundo Municipal da Cultura (Funcultura) e pela Escola de Hackers para ampliar o trabalho de inclusão digital no município.

Escola de Hackers

Neste sentido, ele apresentou um Projeto de Lei (PL) que pretende transformar em política pública do município de Passo Fundo o programa desenvolvido na rede municipal de ensino desde 2014. A “Escola de Hackers” é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Universidade de Passo Fundo (UPF) e tem como objetivo principal desenvolver nos alunos da rede pública o pensamento lógico a partir de noções de informática.

Conforme o parlamentar, a sugestão garantirá que as ações sejam permanentes, independente da gestão à frente da Secretaria ou do Executivo. “Entendemos como fundamental tornar o projeto ‘Escola de Hackers’ em legislação para que suas ações sejam ampliadas e atendam toda a rede municipal”, defendeu Alex.  Atualmente cerca de oito escolas recebem as atividades.

Protocolado no início deste mês, o PL está tramitando pelas comissões internas da Casa e a perspectiva do vereador é de que a matéria seja votada até o encerramento das sessões legislativas.

Foto: Comunicação/Câmara Municipal